nardia

540 palavras 3 páginas
Nardia
Este descreve-se alguns modos, historicamente produzidos, de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil.
As categorias descritivas utilizadas neste estudo foram: a concepção de
Matemática; a concepção do modo como se processa a obtenção/produção do conhecimento matemático; os fins e os valores atribuídos ao ensino da
Matemática.
As concepções de ensino e de aprendizagem; a cosmovisão subjacente; a relação professor-aluno e a perspectiva de estudo/pesquisa visando à melhoria do ensino da matemática.
Com base nessas categorias identificamos e descrevemos seis tendências: a formalista clássica; a empírico-ativista; a formalista modera tecnicista e suas variações; a construtivistas e a sócioetnoculturalista.
Com finalidade de desenvolver habilidade e atitudes no desenvolvimento da matemática, objetivando nos recursos materiais, instrucionais, calculadora e nas técnicas de ensino que garantiriam o alcance dos mesmos.
Tentando observar seus movimentos, diversidades e contradições; conhecer as necessidades e carências dos alunos; conhecer as atitudes e as ações pedagógicas dos professores; desvendar relações entre professor, aluno e o saber matemático; investigar como ocorre o processo de construção/formação dos conceitos matemáticos; investigar as concepções, as crenças e as idéias dos professores em relação à matemática e ao seu ensino e aprendizagem; analisar os significados, o discurso e a linguagem presentes em sala de aula etc.
A leitura da linguagem matemática não ocorre efetivamente em sala de aula, pois esta é realizada de forma mecânica, sem que haja compreensão ou interpretação.
Também constatou que a postura autoritária e não-dialógica do professor com os alunos, impede que estes expressem livremente sua linguagem e seu pensamento. Uma tendência educativa surge de um processo movido pela busca da melhoria da qualidade do ensino. Procura atender às necessidades tanto de fatores relacionados ao interesse de socialização

Relacionados

  • Neuroanatomia na Síndrome do Pânico
    3850 palavras | 16 páginas
  • modelo 1
    163530 palavras | 655 páginas