Narcisismo

Páginas: 8 (1807 palavras) Publicado: 4 de junho de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS
PROF: LUIZ MARTINS
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM











EVANDRO SANTOS PINHEIRO
JHENIFFER FERNANDA
WELLITON CAMPOS MENDES











TRANSTORNO DA PERSONALIDADE NARCISISTA














DOURADOS – MS
INTRODUÇÃO
O transtorno de personalidade é uma doençamental que se desenvolve na personalidade de uma pessoa, geralmente ligada a grandes traumas na infância e resultado de repressões, esses transtornos geram grande sofrimento e geralmente os que mais se queixam são as pessoas que convivem com a pessoa doente e não o próprio. Transtorno de personalidades se divide em vários que são classificados pelas suas características singulares. Este trabalhoabordara o tema transtorno de personalidade narcisista, mostrando suas características, causas e tratamento.


Narciso
Narciso era um jovem de singular beleza, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia de seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.
Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amorda ninfa Eco - segundo outras fontes, do jovem Amantis - e seu egoísmo provocou o castigo dos deuses. Ao observar o reflexo de seu rosto nas águas de uma fonte, apaixonou-se pela própria imagem e ficou a contemplá-la até consumir-se. A flor conhecida pelo nome de Narciso nasceu, então, no lugar onde morrera.
Em outra versão da lenda, Narciso contemplava a própria imagem para recordar os traçosda irmã gêmea, morta tragicamente.
Foi, no entanto, a versão tradicional, reproduzida no essencial por Ovídio em Metamorfoses, que se transmitiu à cultura ocidental por intermédio dos autores renascentistas. Na psiquiatria e particularmente na psicanálise, o termo narcisismo designa a condição mórbida do indivíduo que tem interesse exagerado pelo próprio corpo.(Fonte: www.nomismatike.hpg.ig.com.br)







TRANSTORNO NARCISISTA

Característica
Transtorno de personalidade narcisista tem como principal característica o engrandecimento de sua própria imagem, da sua importância, um individuo com esse transtorno se julga ser melhor do que as outras pessoas e tem a necessidade de reconhecimento da sua “importância”, quando assim não acontece se sente injustiçado, sente também superiorquando vê pessoas famosas, e alega ter mais qualidades ou ser melhor qualificado do que elas, não tendo então apenas oportunidades para a ascensão ou reconhecimento, o fato é sentem-se injustiçado ao ver outras pessoas com mais prestigioque ela.
Mas a verdade é que boa parte das pessoas com este transtorno de personalidade no seu interior se odeia, e a todo o momento tem a necessidade de mostrarpara as pessoas a sua volta e para si mesmo essa sua “grandiosidade”, mas faz isso em uma tentativa de compensação de toda aversão que sente de si mesmo, e assim consegue então projetar esse eu-idealizado para compensar seu superego. Isto ocorre por que o ambiente onde esta pessoa conviveu de alguma forma gera uma anomalia na sua emoção deixando seu superego (que tem a função de frear o id.) nãocumprindo sua função e gerando um sentimento de sempre haver uma perfeição, e assim não aceitando falhas, observa-se uma necessidade de perfeição.
Indivíduos com personalidade narcisista exageram suas conquistas dando ênfase nelas, mesmo que não sejam grandes feitos e também superestimam sua capacidade, se achando mais capazes do que as outras pessoas. Consideram-se pessoas que ninguém possacompreendê-las. Ao mesmo tempo em queele tem essa necessidade de grandeza ele também tem uma autoestima muito frágil, e está constantemente preocupado de como esta sua imagem na visão dos outros e por isso na tentativa de compensar essa fragilidade mostra se grande, ou até mesmo observa se uma humildade,mas nela se esconde sua “grandeza”.
Narcisistas exigem um tratamento diversificado e especial,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Narcisismo
  • narcisismo
  • Narcisismo
  • narcisismo
  • narcisismo
  • Narcisismo
  • Narcisismo
  • Narcisismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!