narcisismo

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013














INTRODUÇÃO AO NARCISISMO





























INTRODUÇÃO AO NARCISISMO











2012



1 Síntese

Freud coloca a origem do surgimento do termo Narcisismo a partir 1899, por P. Nacke. O narcisismo se refere ao fato do indivíduo escolher o próprio corpo para a sua satisfação sexual. Considera esse fatouma perversão, quando absorve a vida sexual de uma pessoa.

Freud distingue dois tipos de narcisismo: narcisismo primário e narcisismo secundário.

O narcisismo primário é um processo normal, necessário, que ocorre num determinado momento do curso regular do desenvolvimento libidinal. Esse momento é situado por Freud entre o auto-erotismo e o amor objetal. Somente quando o ego se desenvolve,o indivíduo se torna narcisista. Esta primeira manifestação do narcisismo é abandonada quando a criança, na impossibilidade de manter-se como seu próprio objeto de amor, volta-se finalmente, para um objeto exterior, desenvolvendo o que se chama de amor objetal.

Freud destaca a posição dos pais na constituição do narcisismo primário dos filhos. Freud fala que o amor dos pais aos filhos é onarcisismo dos pais renascido e transformado em amor objetal. O Narcisismo primário representaria de certa forma, uma espécie de onipotência que se cria no encontro entre o narcisismo nascente do bebê e o narcisismo renascente dos pais.

No caso do narcisismo secundário há dois momentos: primeiro o investimento nos objetos; e depois esse investimento retorna para o seu (ego). Quando o bebê já é capazde diferenciar seu próprio corpo do mundo externo, ele identifica suas necessidades e quem ou o que as satisfaz.

Com o tempo, a criança vai percebendo que ela não é o único desejo da mãe, que ela não é tudo para ela. Essa é a ferida feita no narcisismo primário da criança. A partir daí, o objetivo consistirá em fazer-se amar pelo outro, em agradá-lo para reconquistar o seu amor; mas isso sópode ser feito através da satisfação de certas exigências; a do ideal do seu eu.

O ego ideal é ao mesmo tempo substituto do narcisismo perdido da infância (onipotência infantil) e o produto da identificação das figuras parentais, assim como seus intermediários sociais.

Freud (1914) diz que o narcisismo do indivíduo surge deslocado em direção a esse ego ideal, que como o ego infantil, se achapossuidor de toda perfeição e valor. O indivíduo não está disposto a renunciar à perfeição narcísica de sua infância. O que o indivíduo projeta diante de si como sendo seu ideal é o substituto do narcisismo perdido da infância na qual ele era seu próprio ideal.

A formação de um ideal aumenta as exigências do ego, constituindo o que Freud chama de o fator mais poderoso a favor do recalque

Oestudo do narcisismo secundário e suas produções patalógicas correlatas levou Freud a examinar, de maneira mais precisa, mecanismo da escolha objetal. Ele distingue, então, dois tipos de escolha – anaclítica e a narcisista.

Para Freud, o amor objetal de tipo narcisista é mais característico do sexo feminino. O narcisismo, manifestando-se poderosamente, inflexiona a escolha objetal em direção aotipo narcisista. Em síntese, o tipo narcisista procura no outro sua própria imagem, ao passo que o tipo anaclítico procura um parceiro do tipo narcisista que o faz gozar de um narcisismo a que ele mesmo já renunciou.

Originalmente o Eu é investido de libido e que uma parte dessa libido é depois repassada aos objetos, contudo, essencialmente, a libido permanece retida no Eu.

Sobre aoposição entre a libido do Eu e a libido objetal, Freud Adverte: Quanto mais uma esvazia mais a outra consome. O estado de apaixonamento ocasiona a desistência da própria personalidade a favor do investimento no objeto.

No princípio as energias coexistem no estado de narcisismo e são indiscerníveis para a análise mais superficial. A libido é uma energia sexual, sendo diferente de uma energia das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Narcisismo
  • Narcisismo
  • narcisismo
  • Narcisismo
  • narcisismo
  • Narcisismo
  • Narcisismo
  • Narcisismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!