napoleão

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Napoleão na visão de um soldado
“Nossas marchas eram forçadas e cansativas, mas o imperador partilhava de nossa fadiga, dia e noite a cavalo, repleto de lama como nós conduzindo como uma luz paratodo lugar onde ele achava ser necessária sua presença estimuladora (...).
O imperador discursava para nós à maneira dos imperadores romanos, falava da situação do inimigo, do projeto de uma grandebatalha e da confiança que ele depositava em nós. Apesar da chuva, da neve, enfim de um tempo horrível, um frio cortante, a maior parte dos soldados de pés descalços punha-se diariamente em marcha. Nadaos impedia aos gritos do “viva o Imperador!” (...) Apesar de nossa miséria, a presença de nosso imperador e o nosso sucesso nos faziam suportar tudo”.

1- Qual é a visão do soldado sobre Napoleão?Otimista ou pessimista? Justifique sua resposta
2- Cite pelo menos duas medidas a favor do povo implementadas por Napoleão no início de seu governo que possa justificar a popularidade de seugoverno?



Napoleão segundo um opositor
“Você não devorará mais nossas crianças: nós não queremos mais seu alistamento militar, sua censura, seus fuzilamentos noturnos, sua tirania. E não é apenas nós,mas a espécie humana que o acusa. Ela nos pede vingança em nome da religião, da moral e da liberdade. Onde você não levou a desolação? Em que canto no mundo uma família escapou de suas devastações?A voz do mundo o declara o maior culpado que jamais houve sobre a terra, pois não foi sobre as pessoas bárbaras e sobre as nações degeneradas que você verteu tanto mal; foi no meio da civilização, numséculo das luzes, que você quis reinar pela espada de Átila e pelas sentenças de Nero”.

3- Em sua opinião que motivos o autor do depoimento teria para odiar Napoleão?









A Campanhada Rússia
“O frio se tonava cada vez mais rigoroso, os cavalos morriam de fome e de frio nos acampamentos (...) Nossos soldados, cansados pelo frio e pela fome, não tinham mais forças para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Napoleão
  • napoleão
  • Napoleao
  • napoleão
  • napoleao
  • Napoleão
  • napoleão
  • Napoleão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!