Napoleão bonaparte

Páginas: 4 (792 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Nome de uma família de origem toscana (it. Buonaparte, "boa parte"), com ramificações, já no século XIII, em várias regiões da Itália, como Florença, Verona e Treviso. De um desses ramos,estabelecidos na Córsega no princípio do século XVI, saiu Napoleão I, o imperador da França. O nome afrancesado, Bonaparte, só foi adotado por Napoleão em 1796.

Napoleão Bonaparte
  Carlo Maria Bonaparte(1746-1785), pai de Napoleão, estudou direito em Roma e Pisa, voltando em seguida para exercer a profissão de advogado na sua cidade natal, Ajaccio, Córsega. Casou-se em 1764 com uma jovem de 14 anos,bela e inteligente, Letizia Maria Ramolino ( 1750-1836). O casal teve 13 filhos, dos quais cinco morreram no primeiro ano: Joseph, o terceiro, e o primeiro a sobreviver, nasceu em 1768, e Napoleão, oquarto, no ano seguinte( 1769 ). Carlo Maria lutou inicialmente contra os franceses pela independência da Córsega, mas em seguida abandonou a causa, sendo nomeado conselheiro real em Ajaccio. Letizia,chamada Mére quando seu filho era imperador, manteve vida discreta durante anos e juntou-se ao filho na ilha de Elba. Voltou com ele a Paris durante os cem dias. Após a derrota definitiva de Napoleão,viveu em Roma, sob a proteção do Papa Pio VII.

Joseph ( 1768-1844), irmão mais velho de Napoleão, estava destinado a seguir a carreira de advogado, como o pai, mas afastou-se dela ao ingressar naslutas políticas, colocando-se ao lado dos revolucionários franceses, para ajudá-los na reconquista da Córsega. Foi nomeado pelo Diretório embaixador em Parma e em Roma ( 1797 ); participou comodeputado da Córsega do Conselho dos Quinhentos. Teve alguns atritos com o irmão(Napoleão), notadamente sobre o problema da sucessão ao trono imperial, mas ainda assim Napoleão o fez rei de Nápoles (1806-1813 ) e da Espanha ( 1805-1813 ), onde enfrentou grandes dificuldades. Ao ser derrotado Napoleão em 1814, Joseph retirou-se para os E.U.A; em 1830 viajou para a Inglaterra e a seguir para Gênova e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Napoleão Bonaparte
  • Napoleão Bonaparte
  • Napoleão Bonaparte
  • Napoleão Bonaparte
  • Quem foi Napoleão Bonaparte
  • Napoleão bonaparte
  • Napoleao bonaparte
  • Napoleão Bonaparte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!