Napoleão Bonaparte

Páginas: 8 (1992 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
Universidade Nove de Julho




NAPOLEÃO BONAPARTE, CONSTRUINDO EM GUERRA.












Sumário


RESUMO
Neste trabalho apresentamos o período Napoleônico, seu início através da revolução francesa, seu progresso e mudanças. Dominado por Napoleão Bonaparte que com seu jeito visionário teve em sua vigência o propósito de conquistas de território. Pelas terras conquistadasNapoleão construía monumentos deixando como marca da sua passagem. O maior de seus monumentos é o Arco do Trinfo representando todo o poder da França com histórico de guerra ilustrado nas estátuas. Os métodos de construção do Arco do triunfo serão abordados neste trabalho, bem como, material usado e tecnologia empregada.


Capítulo 1 – INTRODUÇÃO
A situação na França era extremamente grave. ABurguesia, em geral, apavorada com a instabilidade interna e as derrotas sofridas para os países inimigos, esquecia seus ideais de liberdade, pregados alguns anos antes, e pensava em um Governo forte, buscando no exército a força capaz de reorganizar a nação, restaurando a lei e a ordem.
A essa época, o elemento de maior liderança no exército era um jovem general, Napoleão Bonaparte, celebrizadoespecialmente depois da vitoriosa campanha da Itália, em 1796.
Sobre o período napoleônico, que foi um processo revolucionário (recompôs a estabilidade política em França) em que se instalou um governo autoritário, centralizador e expansionista dirigido por Napoleão Bonaparte. Esta figura coroou-se imperador no ano de 1804 sob o título de Napoleão I.
A Era Napoleônica teve início em 1799 com oGolpe 18 de Brumário e caindo este império na data de 1815 com a Batalha de Waterloo na qual Napoleão é derrotado pelas tropas inglesas.
O Período Napoleônico pode fragmentar-se em três partes: o Consulado, o Império e o Governo dos Cem Anos.
Durante o consulado foram criadas novas instituições, e houve uma recuperação econômica, jurídica e administrativa.
No período imperial, a França tornou-se umimpério e Napoleão consagrou-se imperador, vindo, mais tarde, a realizar uma série de batalhas para a conquista de novos territórios para o seu país. Como símbolo das suas vitórias Napoleão construía monumentos como Arcos de Triunfo nos locais conquistados. O Império Francês estabeleceu o Bloqueio continental na tentativa de enfraquecer Inglaterra.
Napoleão acaba por ser derrotado pelos aliadosmas não definitivamente pois volta a Paris e reconquista o poder iniciando o Governo dos Cem Dias. Posteriormente e desta vez de forma definitiva o Império Napoleônico cai quando tenta invadir a Bélgica. Após a queda do seu império Napoleão é exilado para a ilha de Santa Helena onde morre.

Capítulo 2 – OBRA - ARCO DO TRIUNFO






Arco do Triunfo - 1806.
Após o coroamento de Napoleãocomo imperador em Notre-Dame, começaram a ser construídos alguns monumentos. O primeiro foi o Arco do triunfo,apesar deste ser avesso a criar monumentos de si mesmo.
Este monumento foi inspirado no Arco de Tito, no fórum de Roma, construído com setenta mil toneladas de pedras.
O local escolhido foi o final da Avenida Champs-Élysées. A estrutura consiste em um simples arco com uma passagemabobada de 29 metros de altura por 14 de largura. No total o Arco mede 49 metros de altura por 44 de largura, duas vezes maior que sua inspiração em Roma. Na base dos pilares do arco existem quatro enormes altos relevos, celebrando as guerras revolucionarias e Napoleônicas. A visão deste arco colossal erguendo-se majestosamente na rua mais celebre de Paris é como uma coroa de poder e glória cingindo aCapital Francesa.





Capítulo 3 – OBRA - ARCO DO TRIUNFO CARROSSEL








Arco do Triunfo do Carrossel - 1809

Outro monumento é o Arco do Carrossel (em francês Arc De Triomphe du Crrousel) é um monumento datando de 1809, construído por Napoleão Bonaparte, localizado na Praça do Carrossel.
Edificado em homenagem ao Grandre exército de Napoleão entre 1807 e 1809, celebrando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Napoleão Bonaparte
  • Napoleão Bonaparte
  • Napoleão Bonaparte
  • Quem foi Napoleão Bonaparte
  • Napoleão bonaparte
  • Napoleao bonaparte
  • Napoleão Bonaparte
  • Napoleão bonaparte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!