naosei

Páginas: 3 (562 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014
Teoria Personalista

Esta teoria é extremamente importante para entendermos o funcionamento das contas. Por esta teoria se atribuía às pessoas a responsabilidade para cada conta. Assim, porexemplo, o dinheiro da empresa ficava nas mãos de uma pessoa que se chamava de “o caixa”. Quando o caixa recebia dinheiro da empresa, ele passava a ser devedor, isto é, se debitava o caixa pelo valor que elerecebeu. Por outro lado, quando o caixa fazia algum pagamento ele recebia um crédito, isto é, se creditava o caixa.

Segundo a teoria personalista, que atribuía às pessoas a responsabilidade pelosbens, direitos e obrigações, as contas representavam pessoas que mantinham com a empresa alguma relação, quer pela guarda dos bens, quer porque deviam à empresa ou porque estas pessoas tinham valoresa receber da empresa, isto é, eram credoras da empresa.

Podemos estabelecer que as contas representativas de bens e direitos possuem saldo devedor e são debitadas quando aumentam de valor, pois aspessoas responsáveis pelos bens e direitos da entidade deviam a esta. As contas representativas de obrigações da entidade indicavam créditos dos terceiros para com esta, por isso possuem saldo credore são creditadas quando aumentam de valor.

Assim, por esta teoria, as contas representam pessoas que são responsáveis por determinados bens e/ou direitos, ou as que são detentoras do direito acrédito perante a entidade.

Estão conseguindo compreender o porquê da conta caixa, que é um bem da entidade, ser debitada quando aumenta o seu valor?!!!

Essa teoria classifica as contas em doisgrandes grupos, a saber:
1 - Contas dos agentes;
2 - Contas dos proprietários.

As contas dos agentes, por sua vez são subdivididas em contas dos agentes consignatários e contas dos agentescorrespondentes. Vejamos cada tipo separadamente:

a) CONTAS DOS AGENTES CONSIGNATÁRIOS: essas contas representam os bens da empresa que estão sob a guarda (consignação) de pessoas. Conforme essa teoria,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nãosei
  • naosei
  • naosei
  • nãosei
  • naosei
  • Naosei
  • naosei
  • naosei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!