nAONI

1527 palavras 7 páginas
Quem é Nicolau Nasoni ?
Nicolau Nasoni nasceu a 2 de Junho de 1961 e morreu em 30 de Agosto de 1773. Foi um artista, decorador e arquitecto italiano que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal, considerado um dos mais significativos arquitectos da cidade do Porto.
A sua grande obra inclui uma parte importante da arte barroca nesta cidade, chegando a envolver alguns dos melhores e mais significativos edifícios do Sec. XVII do Porto e arredores.
Devido ao seu talento tomou conta de um edifício total desenhando a sua construção, estátuas para fachadas, jardins e obras em talha para o seu interior. Mas não se deixou ficar por aqui e começou a actuar também no campo da ourivesaria, especialidade tradicional dos artistas do Porto. Uma das suas obras neste campo é, por exemplo, os desenhos do altar de prata da Sé. Nasoni tinha o mesmo conceito do artista universal que motivou a renascença na Itália, tornou-se um símbolo para a cidade do Porto, que não tardou em lhe reconhecer o respectivo mérito mediante as obras que ele fez na cidade.
Antes de se mudar para a cidade do Porto, Nasoni viveu em Siena, onde aprendeu pintura e artes decorativas, e provavelmente arquitectura. Teve como mestres o pintor Giuseppe Nicola Nasini, o arquitecto Franchim e Vicenzo Ferrati.

2.1 - Projectos desenvolvidos no Porto por Nicolau Nasoni:
Podemos dividir a estadia de Nasoni em 3 grupos:
O 1º constituído por 3 casas edificadas na cidade,
O 2º grupo consta de uma orla de casas nas margens do rio Leça (Maia e Matosinhos) normalmente para ricos eclesiásticos e
O 3º grupo pertencem os 2 casos extraordinários de Ramalde e da Prelada onde Nasoni lançou no Porto o gosto neogótico quando este apenas nascera na Inglaterra.
As obras mais importantes relacionadas com Nicolau Nasoni na cidade do Porto foram:
 Barroco (estilo)
 Igreja da Misericórdia
 Igreja de Sâo Francisco
 Igreja dos Clérigos
 Igreja do Senhor Bom Jesus (Matosinhos)
 Santuário de N.

Relacionados

  • Marketing
    23894 palavras | 96 páginas
  • Pas nao homologadas 1 ano 2014
    29931 palavras | 120 páginas