nao sei

Páginas: 18 (4264 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A importância do marketing e do propagandista na indústria farmacêutica

1. INTRODUÇÃO
O mercado farmacêutico representa um dos mercados de maior importância dentro no cenário nacional tanto pelo volume vendido como pela importância a saúde da população em geral, mas é um mercado diferente de qualquer outro segmento. Atualmente o mercado vem sendo cada vez mais competitivo e as empresas temde estar sempre inovando suas condutas; os avanços tecnológicos fazem com que os produtos sejam lançados num tempo cada vez mais curto, com seu ciclo de vida menor, fazendo com que os profissionais do marketing encontrem meios de maximizar a aceitação de vendas destes (ITALIANI, 2006).
Compreendendo-se marketing como processo social e gerencial, de modo que as necessidades e desejos individuais oucoletivos sejam atendidos pela criação, oferta e troca de produtos, uma das estratégias de marketing recorrentemente utilizadas como diferencial competitivo é o marketing de relacionamento (FEBRAFARMA, 2005).
O marketing moderno coloca abaixo o conceito de venda praticado no passado, onde as empresas simplesmente colocavam seus produtos no mercado e havia uma verba para promoção deles, umacapacitação básica da força de vendas onde naturalmente o produto era vendido. Nas organizações existem diversas nuâncias, deve-se atuar em três níveis: estratégicos, táticos e operacionais. Os níveis estratégicos e táticos muitas vezes recebem adequada atenção da direção (ITALIANI, 2006).
 Muitas pessoas confundem marketing com vendas e propaganda. Na verdade venda e propaganda faz parte de umconjunto de ações que compõem o marketing; é o processo social e gerencial através do quais indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros (HEEMANN, 2002).
2. OBJETIVO
 O objetivo desse trabalho é enfatizar e esclarecer como o marketing está presente na área farmacêutica, destacando o planejamento estratégico para obtenção dosucesso e resultado satisfatório às empresas.
3.  DESENVOLVIMENTO
  3.1. A história do marketing
 No século XVIII com a Revolução Industrial surge o marketing, oriunda da necessidade de administrar uma nova realidade de negócios. Com este novo modelo econômico surgiu um novo conceito sobre "vendedores, compradores e propaganda". Neste período não havia tanta concorrência e os compradores nãotinham qualquer poder de barganha no mercado, sendo obrigados a adquirir produtos com altos preços e baixa qualidade, pois o marketing da época visava apenas a logística e produtividade, focando somente o lucro. Esta realidade manteve-se até fins da Segunda Guerra Mundial quando, então, reagindo ao crescimento da concorrência, vendedores começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seusconsumidores. Surgiu então a cultura de "vender a qualquer preço" (BARNUM, 2007).
Atualmente esta idéia de que o marketing é capaz de tudo a qualquer preço está cada vez mais defasada, pois as pessoas estão cada vez mais informadas sobre novos produtos, novas tendências e também sobre seus direitos. Este novo perfil de cliente/consumidor força as empresas que buscam competitividade a estar sempre seinovando e buscando maiores e melhores informações para divulgação de seu produto, destacando assim a exposição do mesmo no mercado (ITALIANI, 2006).
Ser cliente não mais significa aceitar o que nos propõem, atualmente ser cliente é buscar produtos e serviços que suprem as nossas necessidades de maneira diferenciada. Isso se dá pelo maior e mais fácil acesso à medicamentos, e maior interesse  emsaber/conhecer do cliente, que não busca apenas uma boa eficácia através de um negócio, mas sim uma parceria que vise a qualidade de vida. Por isso é muito importante o contato direto com o cliente e bom relacionamento interno com a equipe de trabalho, para que se possa ter uma boa estrutura e suporte, fazendo assim dele uma pessoa segura e com confiança no serviço prestado (ITALIANI, 2006)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nao sei
  • Não sei
  • Nao sei
  • nao sei
  • Não Sei
  • NAO SEI
  • nao sei
  • não sei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!