Nao Metalicaos e suas propriedades

2429 palavras 10 páginas
TRABALHO DE TECNOLOGIA MECÂNICA: METAIS NÃO FERROSOS.
ETEC POLIVALENTE DE AMERICANA

NOME: JONATHAN HENRIQUE SILVA FERNANDES N°20
NOME: JULIO CESAR JACOB JUNIOR N°23
O COBRE:
O cobre é o terceiro metal tecnologicamente mais importante, atrás do aço e do alumínio. É usado como condutor elétrico, tubulação hidráulica e de refrigeração e em ligas e em ligas tais como o bronze e o latão. Seu processamento consiste das seguintes etapas: Beneficiamento do minério, osculação, fusão do mate, conversão e refino eletrolítico. O cobre é um metal não ferroso e não magnético que se funde à 1080°C. Depois da prata é o melhor condutor de eletricidade e calor; é dúctil e maleável e pode ser laminado a frio ou quente.
METALURGIA DO COBRE: É pelo calor que são geralmente tratados o minério de cobre, mas a par da termometalurgia, existe um processo de extração eletrolítico. Antes de se submeter aos diversos tratamentos térmicos, os minérios são submetidos a uma preparação mecânica que tem por objetivo enriquecer aqueles, eliminando a ganga, isto é, todos os elementos não contendo metal ou em quantidade insuficiente para merecer um tratamento térmico. Entre estas operações, citam-se a moagem, a lavagem e a flotação. Neste último método, o metal é pulverizado na presença de um óleo que só envolve os elementos sulfurados. O conjunto é em seguida colocado na água: os elementos sulfurados envolvidos no óleo flutuam, enquanto que a ganga afunda.

EXTRAÇÃO DO COBRE:

Os tratamentos térmicos sucessivos para obter cobre são os seguintes:
a) Calcinação do minério (15 a 25%)
b) Fusão para obter uma massa contendo cerca de 25 a 45 % de cobre
c) Refinação ao conversor, a saída do qual aparece o cobre em bruto
d) Refinação do cobre bruto

PRIMEIRA OPERAÇÃO: CALCINAÇÃO

Os minérios sulfurados sofrem uma calcinação que elimina os elementos voláteis e prepara a eliminação do enxofre, combinando este com o cobre. Os

Relacionados

  • Quimica dos Materiais
    728 palavras | 3 páginas