nao ha

Páginas: 5 (1153 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Distúrbios do Sono e Tratamento não Farmacológico










FORTALEZA
MARÇO/2014

Distúrbios do Sono e Tratamentos não Farmacológicos
Segundo Sousa;Reimão (2004) Os distúrbio do sono “são tão comuns quanto a asma e o diabetes, porem poucos são diagnosticados e tratados adequadamente. Com exemplo pode citar que somente 5% dos pacientes com insônia consultam os cuidados primáriosde saúde, e 69% nunca mencionaram aos médicos suas dificuldades de dormir”. Distúrbios do sono é um mal que pode prevalecer sobre muitos anos e em qualquer faixa etária da vida de qualquer sujeito. A insônia esta entre os distúrbios clínicos com maior impacto na saúde e sócio econômico na vida do sujeito, mas nem todas as pessoas que sofrem com insônia, são diagnosticada ou tratada adequadamente,ate mesmo porque poucas pessoas procuram realmente um especialista, e quando vão ao medico não relatam suas dificuldades para dormir. “A insônia é um sintoma que pode ser definido como dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, a presença de sono não reparador, ou seja, insuficiente para manter uma boa qualidade de alerta e bem-estar físico e mental durante o dia Sousa;Reimão (2004)”, com ocomprometimento consequente do desempenho nas atividades diurnas.
Ninguem esta imune da insônia, nenhuma classe social ou região, todos os países do mais rico com melhores condições de vida ao mais pobre estão sujeitos a serem portadores da insônia. O que difere são apenas as causas que acometaram a pessoa a sofrer com insônia. Em todas as regiões os idosos principalmente do sexo feminino, pessoascom doenças crônicas, com distúrbios depressivos e ansiosos tem mais chances de sofrerem com insônia, justamente pela diminuição da melatonina hormônio do sono. Mas pode estar presente em todas as idades. Pode ser considerados como distúrbios do sono; o distúrbio de iniciar o sono, distúrbio de manutenção do sono, distúrbio do despertar precoce, prevalência da insônia e consequência da insônia,todos esses fatores estão relacionados com o distúrbio do sono e reflete diretamente na cognição psicologia e comportamental do sujeito. Sousa;Reimão (2004), relata que “a insônia esta relacionada principalmente nos homes com fatores do estilo de vida, como obesidade, inatividade física e a dependência de álcool mas não a idade”. A qualidade do sono esta relacionada com o estado de saúde em geral.Durante o estudo foi observado que pessoas com distúrbio do sono, sofriam com alterações cognitivas de humor, irritabilidade, redução do desempenho acadêmico e profissional, redução da concentração e da memoria e além disso aumentava o risco de acidentes de trabalho, transito e domestico, devido a fadiga.
Com tudo isso a insônia vem sendo estudada para ser tratadas com formas não farmacológicas, emparticular as de mudança de comportamentos, estão entre essas a cognitiva, a higiene do sono, a do controle de estímulos, a de restrição do sono, a do relaxamento muscular, a da intenção paradoxal, e a pratica regular de exercícios físicos, inicialmente o objetivo de tal terapia era apenas melhorar a qualidade do sono dos pacientes, no entanto estudos recentes vem sendo utilizados para diminuir adose e a frequência dos usos dos medicamentos contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
“A terapia cognitiva, tem o objetivo de eliminar as crenças e pensamentos disfuncionais relacionados ao sono” (PASSOS 2007). Crenças que foram adquiridas ao longo da vida como “Eu não vou conseguir dormir, se eu dormir vou ter pesadelos, eu não consigo dormir o tempo necessário para umaboa recuperação, minha insônia é devido ao meu desemprego, ou devido minhas contas” que fazem com que a pessoa eleve sua ansiedade e faca seus órgãos trabalhares quando no momento teriam que estar relaxados e trabalhando mais devadar. “A higiene do sono, esta ligada aos hábitos saudáveis da saúde (dieta, exercícios etc), e o comportamento (luz, barulho, temperatura etc.) que sejam benéficos ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • não há
  • Nao ha
  • não ha
  • Não Há
  • Não há
  • NAo ha
  • não há
  • Não há

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!