Nanotecnologia

Páginas: 7 (1674 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2012
NANOTECNOLOGIA
INTRODUÇÃO A NANOTECNOLOGIA
O que é?
É a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos a partir de partículas minúsculas, na escala de nanômetros (1 milímetro é igual a 1 milhão de nanos), como os átomos. Com o uso de técnicas e ferramentas específicas, esse profissional é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de dar origem a um produto, processo ounovo material. Atua na pesquisa e no desenvolvimento de diversas áreas, desde a medicina, passando pela química, biológica, têxtil, até computação e tecnologia. Ele encontra campo em empresas que trabalham com inovação, sejam de grande porte, sejam de pequeno porte.

Por que o nome nanotecnologia?
Como é possível visualizar, o nanômetro não é uma partícula ou um componente da eletrônica, mas éapenas uma mera forma de medida. O nome nanotecnologia foi escolhido em decorrência do pequeno tamanho de vários itens utilizados para a construção de componentes inteligentes e de alta tecnologia. O nome nanotecnologia já foi citado há muito tempo atrás, quando os cientistas ainda estavam sonhando com algo de um tamanho tão minúsculo.
O termo “nanotecnologia” foi criado e definido pelaUniversidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Entre 1980 e 1990 muitas outras teorias foram elaboradas em cima da definição básica criada por um professor da Universidade de Tóquio. Finalmente, no ano de 2000 a nanotecnologia começou a ser desenvolvida em laboratórios e as pesquisas em cima desta tecnologia aumentaram significativamente, tanto que hoje ela é o centro das atenções em várias áreas daCiência.
Como começou a nanotecnologia?
A primeira vez em que se falou em nanotecnologia já faz muito tempo. Um físico chamado Richard Feynman comentou em Dezembro de 1959 sobre um breve conceito desta tecnologia. Ele comentou a respeito do poder de manipulação de átomos e moléculas, algo que resultaria em componentes tão pequenos, que o homem nem poderia ver.

Onde é aplicada?
Hoje já são mais de600 itens desenvolvidos com nanotecnologia, todos eles compostos, em maior ou menor grau, de partículas tão minúsculas quanto 1 bilionésimo de metro. É algo como um grão de areia diante do litoral brasileiro inteiro. A escala tão reduzida oferece uma vantagem fundamental: ela viabiliza o rearranjo de átomos de modo a que formem materiais com novas e diferentes funções. Também propicia a criaçãode aparelhos mais leves e com maior capacidade de memória – uma vez que, em proporções nano, passam a caber mais recursos no mesmo lugar.
Remédios

Efeito da nanotecnologia: reduz os efeitos colaterais e aumenta a eficácia dos medicamentos
Como funciona: os princípios ativos do remédio são manipulados de modo a caber em cavidades minúsculas – localizadas naquelas substâncias que vão transportartais princípios para a célula. O fato de tudo se passar em escala tão reduzida oferece duas vantagens: o remédio chega antes ao destino final e é liberado na corrente sanguínea aos poucos, o que é decisivo para diminuir eventuais efeitos colaterais
Diferença no rótulo: a presença das substâncias betaciclodextrina ou HDL, típicas de medicamentos fabricados com nanotecnologia, comoantiinflamatórios, antialérgicos, antiácidos e remédios para o tratamento de certos tipos de câncer.
Impacto no preço: nenhum.
Roupas

Efeito da nanotecnologia: acrescenta funções aos tecidos. Eles podem se tornar bacteriostáticos, repelentes a insetos ou impermeáveis
Como funciona: as nanopartículas são adicionadas às fibras durante a fabricação do tecido. Nessas partículas ficam as substâncias encarregadasdas diferentes propriedades. Elas proporcionam o efeito esperado, mas desaparecem depois de até cinqüenta lavagens
Diferença no rótulo: "ação bacteriostática" ou "íons de prata"
Impacto no preço: as roupas ficam, em média, 30% mais caras.
Cientistas da Universidade de Zurique conseguiram desenvolver uma espécie de tecido que simplesmente não molha. Até mesmo se imerso totalmente em água...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nanotecnologia
  • nanotecnologia
  • Nanotecnologia
  • Nanotecnologia
  • nanotecnologia
  • nanotecnologias
  • O Que Nanotecnologia
  • Nanotecnologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!