nanosonda hemacia

2814 palavras 12 páginas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

PLANO DE ENSINO

01. DADOS
CURSO:
Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio

DOCENTES:
Ernani Marco Rodrigues dos Reis
Marcio Adolfo de Almeida
Vicente Trajano Bezerra
PERÍODO: 13/02/13 a 11/12/2013
SEMESTRES:
1º e 2º
ANO:

CARGA HORÁRIA:
80
DISCIPLINA: Física

02. EMENTA:

A Mecânica e o funcionamento do Universo: astrologia e astronomia. Os movimentos dos planetas e as leis de Kepler; A Lei da Gravitação Universal de Newton; Einstein e uma nova proposta para a gravidade; Galileu e a queda dos corpos; O movimento, o equilíbrio e a descoberta das leis físicas: Newton e os estudos dos movimentos; A Lei da conservação de energia; A Lei da conservação de movimento; As forças fundamentais da natureza; A Mecânica dos fluídos; Princípio de Arquimedes; Equação da continuidade; Equação de Bernoulli.

03. OBJETIVO GERAL:

Para se conduzir o ensino de forma compatível com uma promoção das competências gerais almeja-se que o profissional formado no curso Técnico em Agropecuária seja capaz de identificar e utilizar adequadamente símbolos, códigos e nomenclatura da linguagem científica consultando, analisando e interpretando textos e comunicações de ciência e tecnologia. Além disso, o técnico em Agropecuária será capaz de elaborar comunicações orais e escritas acerca de eventos, fenômenos e experimentos posicionando-se criticamente em relação a temas de ciência e tecnologia, percebendo sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social construindo assim, um caráter ético para o exercício da cidadania.

04. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Capítulo 1
Identificar a existência de dependência matemática entre pares de grandezas.
Classificar uma grandeza como diretamente proporcional a outra, escrever a equação matemática que traduza a dependência, associando-a a um gráfico cartesiano.
Classificar uma grandeza como inversamente

Relacionados