NANOMEDICINA CASSIANO

329 palavras 2 páginas
Universidade do Contestado – UNC
Engenharia de Controle e Automação
Disciplina: Ciências do Ambiente 2015/1
Professor (a): Zarah Khaled Abbas Dayeh Saleh
Acadêmico: Cassiano Pacheco Matias

O FUTURO DA MEDICINA: NANOMEDICINA

Na atualidade, a sociedade, após entender os benefícios e a necessidade da nanomedicina busca o apoio cada vez maior dos profissionais em avanços tecnológicos e científicos, refletindo com a nanotecnologia uma ciência promissora no campo da saúde, seja pela facilidade ao diagnosticar doenças, ou em razão dos benefícios de nanomateriais utilizados em suas aplicações.
O constante aprimoramento da medicina pelo homem, encontrado na nanomedicina, que lança mão de nanomateriais, nanoestruturas, nanorobos, entre outros, para diagnosticar doenças e liberar fármacos em quantidades necessárias no corpo com intuito de curar enfermidades até mesmo como o câncer, ocorre simultaneamente ao fato de que a utilização da nanomedicina vem ao encontro dos desejos da sociedade, pela possibilidade de curas de doenças antes incuráveis, seja pela hipótese de retardamento do envelhecimento, através de pomadas inteligentes, ou até porque utilizam menos material degradavel, o que também é favorável para preservação do ambiente. Porem, muitos riscos surgem do uso impensado de nanopartículas. Os mesmos nanomateriais utilizados em benefícios da natureza e da saúde, quando descartados e lançados ao meio ambiente, ou se utilizados de forma indevida no corpo humano, podem causar riscos à saúde, ao bem estar e a natureza. Fatores esses que servem para avaliar a aplicação da nanomedicina, especialmente pelo fato de que ainda não se conhecem todos os riscos que podem advir da utilização de materiais em nanoescala.
Assim, podemos refletir sobre essa nova ciência que é a nanomedicina, que ainda tem muito a ser desvendada e promover debates sobre a regulamentação de suas atividades, de modo a proteger os direitos das gerações presentes e futuras, proteger o meio ambiente e

Relacionados