Nanofuncionalização

654 palavras 3 páginas
O programa da Organização Mundial de Saúde contra a malária (WHO/GMP) recomenda três intervenções primárias para um controlo eficaz da malária. Uma delas é a distribuição de redes mosquiteiras tratadas com insecticida (ITNs ou insecticide-treated nets), mais especificamente redes mosquiteiras com insecticida de longa duração (LLNIs ou long-lasting insecticidal nets), para a cobertura total de população em risco de malária.
Uma rede mosquiteira tratada com insecticida repele e/ou mata mosquitos que entram em contacto com o insecticida no material da rede. Existem dois tipos de categorias de ITNs: redes tratadas convencionalmente e as de insecticida de longa duração.

Uma rede tratada convencionalmente é imersa num insecticida (recomendado pela OMS). Para assegurar o seu efeito insecticida continuado, a rede deve ser retratada após três lavagens, ou pelo menos uma vez por ano.

Uma rede insecticida de longa duração é tratada em fábrica feita com material que tem insecticida dentro ou ligado à volta das fibras. A rede deve manter a sua actividade biológica eficaz sem re-tratamento por pelo menos 20 lavagens ou três anos de uso.

A maioria das redes usadas são as convencionais, sem tratamento de longa duração.
As ITN para protecção pessoal da malária precisam ser retratadas com insecticida pelo menos uma vez por ano. No entanto, as taxas de tratamento são geralmente baixas, ameaçando o sucessodas campanhas de combate à malária. Para superar esse problema, desenvolveram-se redes tratadas com insecticida de longa duração (LLIN). Uma LLIN pode ser eficaz durante um determinado período de tempo, mesmo após várias lavagens.

As redes mosquiteiras impregnadas com uma combinação de um repelente sintético e um insecticida não piretróide apresentam eficácias semelhantes às redes impregnadas com piretróides. Esta solução pode ser uma futura alternativa promissora, tendo em conta os níveis de resistência aos insecticidas piretróides que já se observam em mosquitos

Relacionados