Naked Portrait with Reflection de lucian freud

390 palavras 2 páginas
trabalho para análise e interpretação, nota B

Lucian Michael Freud nasceu a 8 de dezembro de 1922 em Berlim e faleceu no dia 20 de julho de 2011. Lucian era um pintor filho de pais judeus, Ernst Freud, que era arquiteto e Lucie Brach. Era neto do criador da Psicanálise, Sigmund Freud.
A 1934 a família de Lucian Freud mudou-se para o Reino Unido de modo a escapar do regime nazi. A 1939 Lucian recebe uma dupla nacionalidade, passando a ser um alemão-britânico.
Estudou em diversas escolas passando por Central School of Art, em Londres, e a Cedric Morri’s East Anglian School of Painting and Drawing, em Dedham, e também na Universidade Goldsmiths em Londres, obteve grande sucesso em todas elas. Os trabalhos de Lucian eram conhecidos devido à maneira como conseguia penetrar psicologicamente e transpor nas suas pinturas, o que por vezes provocava um desconforto entre o pintor e o seu modelo. As suas primeiras pinturas eram associadas com o surrealismo, por apresentar pessoas e plantas em justaposições incomuns. Os retratos de Lucian Freud maioritariamente representam os modelos, às vezes nus no chão ou cama. A temática é geralmente composta por pessoas na sua vida, como amigos, familiares e amores. A obra Naked Portrait with Reflection foi pintada em 1980 com óleo sobre tela, têm como tamanho 91x91cm. Este tema é visto de uma posição elevada o que provoca no observador uma posição de análise e controlo sobre a mulher que está representada. O corpo nu feminino representado não está perto dos ideais clássicos, mas é representado como um existencial de beleza, pois são evidentes as formas de uma mulher, mas sem sinais que indiquem o erotismo. A destreza e simplicidade com que Lucian transmite através da cor da pele humana, provocam um sentido de calor, de presença física. O ângulo da luz proporciona sombras nítidas em torno das formas, principalmente os braços e as pernas, acabando por contrastar, e combinar, com as cores do sofá e do chão. Na obra podemos

Relacionados

  • Feminismo em maquiável
    184060 palavras | 737 páginas