Nagios

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O que é o NAGIOS
Nagios é um programa open source de monitoramento de redes que verifica constantemente a disponibilidade do serviço, local ou remoto e avisa por meio de email ou celular sobre oproblema ocorrido.
É possível obter relatórios de disponibilidade e configurar ações corretivas para os problemas ocorridos na rede. O Nagios tem uma interface que permite monitoramento via WAP eBrowser, possui configuração de alertas, o que permite tomar ações corretivas para um erro eminente.
Recursos do Nagios
O Nagios monitora serviços de rede como SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP e SNMP,monitora recursos de computadores ou equipamentos de rede (carga do processador, uso de disco, logs do sistema) na maioria dos sistemas operacionais com suporte a rede, mesmo o Microsoft Windows com oplugin NRPE_NT,monitoração remota suportada através de túneis criptografados SSH ou SSL.
No NAGIOS também realiza desenvolvimento simples de plugins que permite aos usuários facilmente criar seus própriosmodos de monitoração dependendo de suas necessidades, usando a ferramenta de desenvolvimento da sua escolha (Bash, C, Perl, Python, PHP, C#, etc.)Checagem dos serviços paralelizadas, ou seja, se vocêtiver muitos itens monitorados não há risco de alguns deles não serem checados por falta de tempo.Ele possui capacidade de definir a rede hierarquicamente definindo equipamentos "pai", permitindodistinção dos equipamentos que estão indisponíveis daqueles que estão inalcançáveis, notificar quando um serviço ou equipamento apresenta problemas e quando o problema é resolvido via email, pager, SMS,ou qualquer outro meio definido pelo usuário por plugin , definir tratadores de eventos que executam tarefas em situações pré-determinadas ou para a resolução pró-ativas de problemas.
Possui rotaçãoautomática de log, suporte para implementação de monitoração redundante e uma excelente interface web para visualização do atual status da rede, notificações, histórico de problemas, arquivos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nagios
  • Nagios
  • Nagios
  • Nagios
  • nagios
  • NAGIOS
  • Nagios
  • Nagios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!