Nagios

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
O Nagios é uma aplicação de monitorização de redes. Está ao abrigo da licença GPL, monitoriza não só host’s como serviços que estejam a ser executados nas maquinas. Permite o envio de avisos casoalgum host ou serviço tiver um problema e também quando esse problema estiver resolvido. Guarda um histórico sobre acções realizadas e gera gráficos para analisar o comportamento dos host’s e dos seusserviços.

Na imagem seguinte consegue-se analisar um gráfico que disponibiliza o tempo em que os serviços ou host’s estão com problemas.

Como referido, o nagios guarda um registo das acçõesrealizadas pelo administrador da rede. A partir dos registos o administrador pode ver o que se passou enquanto ele não esteve presente ou que acções ele realizou numa determinada altura.

O nagiospermite definir varias opções para os host’s, tais como o intervalo de notificações, o numero de verificações e o espaço entre elas, etc. Na imagem vêse os host’s ligados.

O nagios permite umcontrolo total sobre serviços a monitorizar, e as opções inerentes, como numero de verificações, notificações de problemas, tempo offline, etc.

O nagios separa as maquinas por diversos grupos, na imagemmostra os grupos, maquinas de cada grupo e serviços em cada uma das maquinas.

É possível gerar um relatório contendo detalhes sobre as maquinas associadas e o tempo online e offline.

No nagiosé possível definir se quando um serviço tem problemas se seremos notificados por email para, se não estivermos consciente que existe um problema o possamos resolver. Na imagem está um email de errodo serviço de notificaçao de Uptime .

E nesta imagem encontra-se a imagem de recuperação do serviço de SSH após ter sido resolvido o problema.

Na imagem um mapa dos host’s que estão a sermonitorizados.

Na imagem está a pagina que mostra os serviços com problemas, a partir daqui o administrador sabe quais são os problemas que tem de resolver.

Como referido o nagios permite a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nagios
  • Nagios
  • Nagios
  • Nagios
  • Nagios
  • nagios
  • NAGIOS
  • Nagios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!