nadna

352 palavras 2 páginas
Agenda 21

A agenda 21 é uma ferramenta para planejar a edificação de sociedades sustentáveis de distintas Bases geográficas, na qual podemos identificar métodos de proteção ambiental, eficiência econômica e justiça social.
Em 1992 no Rio de Janeiro, na Conferencia das Nações Unidas (CNUMAD), ou como é mais conhecido Rio 92, Estavam presentes 179 chefes de Estado, nesta conferencia foi firmada a agenda 21 um documento com 40 capítulos que apenas foi concluído em 2002.
A intenção da agenda 21 era que o novo século que se aproximava, fosse marcado por mudanças e conscientização sobre a importância da sustentabilidade do desenvolvimento social e econômico de forma ampla, mundial. Exigindo que todas as áreas da sociedade trabalhem para alcançar a mesma finalidade, ou seja, cada localidade interessada em participar dessa iniciativa teria que seguir alguns passos. Primeiramente é necessário que os órgãos do setor público estejam apoiando a iniciativa e que seja realizado um fórum para diagnosticar as mudanças necessárias juntamente com pessoas envolvidas da sociedade e estar monitorando, avaliando, implantando e o plano de ação.
O fundo nacional de meio ambiente no Brasil é quem auxilia na elaboração e implantação de planos no Brasil desde 2001, que abrange cerca de 170 municípios brasileiros.
Além do FNMA a agenda 21 também integra o PPA, Plano Plurianual do Governo Federal, que se fundamenta na implementação,formação continuada e na formação de projetos das agendas da agenda 21 no Brasil.
É a proposta mais consistente que existe de como alcançar o desenvolvimento sustentável, isto é, de como podemos continuar desenvolvendo nossos países e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente e com maior justiça social. Para tanto, a Agenda 21 conclama a todos para uma ação conjunta, onde se busca consenso entre vários grupos de interesse, formando - se parcerias entre atores capazes de tomar decisões que combinem crescimento econômico com eqüidade social e proteção

Relacionados

  • NADNA
    405 palavras | 2 páginas
  • Balancç patrimonial
    352 palavras | 2 páginas
  • a importância da leitura
    4689 palavras | 19 páginas
  • 4276 11122014
    547250 palavras | 2189 páginas