nada nada nada

Páginas: 3 (570 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
Impactos sociais e ambientais da produção de metal
1. Os principais impactos da mineração de cobre ocorrem no solo e nas águas superficiais e subterrâneas. No solo, o cobre ataca fortemente amatéria orgânica, impede o crescimento da vegetação e é uma via para a acumulação em animais. Porém, devido as suas características físico-químicas, a contaminação em solos é próxima a fonte, nãopercorrendo grandes distâncias. A principal fonte de contaminação é através das pilhas de rejeito. 

Nas águas, o cobre é capaz de contaminar grandes áreas, sua principal fonte são as águas residuais dalavra. É uma ameaça principalmente para a saúde humana se consumida água contaminada. A água com conteúdo superior a 1 mg/l pode contaminar com cobre as roupas e objetos lavados com ela, e conteúdos acimade 5 mg/L tornam a água colorida com sabor desagradável. 

Outros problemas ambientais possíveis são a erosão, subsidência, abandono de resíduos perigosos, omo a devastação de extensas áreas devegetação, perda de biodiversidade e contaminação de aquíferos e cursos de água. 
2. Os minérios são indispensáveis para a manutenção da atividade industrial, tendo em vista que produtos como automóveis,máquinas, tratores, cimento, entre outros, são fabricados a partir de matérias-primas vindas dessa extração. 

A exploração mineral se tornou mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial(final do século XVIII, início do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria. Com o crescimento populacional mundial houve anecessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior desse tipo de recurso. 

A atividade mineradora e o garimpo promovem impactos diretos na natureza, levando a deterioração do ambiente. Tanto ogarimpo quanto a mineração extraem recursos que se encontram no solo ou no subsolo, de onde são retirados diversos tipos de minérios (ouro, prata, minério de ferro, estanho, bauxita e muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nada nada nada
  • Na, nada, nada e nada
  • nada nada nada
  • Nada com nada
  • Nada nada nada
  • Nada nada nada
  • nada e nada
  • nada nada nada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!