nad ade bom

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Maquetes das Revoltas da Primeira República
As revoltas da primeira república aconteceram por causa do governo elitista que oprimia o povo e enchia os coronéis de privilégios. Elas se espalharampelo país, tantos nas cidades (Revolta da Vacina, da Chibata e Organização Operária) quanto no campo (Canudos, Contestado e Cangaço). Após trabalhar os detalhes de cada movimento com os alunos dassétimas séries da E. E. B. Alice da Silva Gomes foi solicitado que construíssem maquetes com materiais recicláveis demonstrando os detalhes de cada acontecimento. Os resultados foram bastante positivosembora nem todos tenham recorrido ao material ecologicamente correto. Confira os resultados (clique nas imagens para ampliá-las):
Revolta da Vacina (1904)

(Maquete produzida pelos alunos Evânio, AnaClara e Luan Ramon da 7ªV - 2012)

Aconteceu na cidade de Rio de Janeiro quando o médico Oswaldo Cruz se tornou diretor de saúde pública e começou a ordenar demolições de moradias pobres e autorizarinvasões domiciliares para buscar pragas. O estopim foi a obrigatoriedade da vacina contra a varíola, aí o povo se rebelou por dez dias causando alvoroço nas ruas até serem sufocados pela polícia com oapoio da Guarda Nacional, Bombeiros, Exército e Marinha além de algumas tropas de SP e MG. Para evitar novo confronto o governo revogou a vacinação.

Revolta da Chibata (22/11/1910)

(Maqueteproduzida pelos alunos João Lucas, Lucas e Adrian Zidane da 7ªI - 2012)

(Maquete produzida pelas alunas Vanessa, Letícia e Gabriela da 7ªVI - 2012)
Aconteceu no RJ quando o marinheiro MarcelinoMenezes recebeu 250 chicotadas por ter levado cachaça ao navio. Os marinheiros tomaram os barcos e apontaram os canhões para a capital exigindo o fim dos maus tratos, melhor alimentação e anistia aosenvolvidos, conseguiram, mas duas semanas depois começaram uma nova revolta. A maioria dos participantes foi morta, alguns foram degredados no Acre ou Amazônia em serviços forçados, já o líder João...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nad e nad+
  • nads
  • nads
  • Ades
  • ADES
  • ades
  • Ades
  • Ades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!