nacroconomia

1394 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇAO A análise IS-LM procura sintetizar, em um só esquema gráfico, muitas situações da política econômica, por meio de duas curvas: Curva IS (investment saving) e Curva LM (liquidity money). Este esquema resume os pontos de equilíbrio conjunto do lado monetário e do lado real da economia, entre a taxa de juros e o nível de renda nacional.
2. EQUILIBRIO DO LADO REAL O que é a Curva IS? É um conjunto de pontos de equilíbrio no mercado de bens e serviços, ou seja, é um ponto geométrico das combinações de i e y que equilibram o mercado de bens e serviços onde vazamentos são iguais às injeções, ou onde oferta agregada iguala a demanda de bens e serviços.
3. Fatores que afetam a inclinação da curva IS: • Declividade da função poupança, ou seja a propensão marginal a poupar. • Declividade da função investimento, ou seja a elasticidade dos investimentos em relação as taxas de juros. Fatores que deslocam a curva IS: A curva é deslocada pela variação dos seguintes itens: G(gastos governo), T(tributos), X(exportações), M(importações), C(consumo) e I(investimento), quando estas não são induzidas por alterações na renda e nas taxas de juros. As variações devem ser exógenas para deslocar a curva. A curva é deslocada por fatores exógenos que deslocam a oferta e demanda agregadas por moeda. Uma política monetária expansionista desloca a LM para a direita, significando que, em dados níveis da taxa de juros, aumentam os gastos do governo.
4. Em uma política fiscal expansionista ocorrendo um aumento nos gastos do governo a curva i(investimento) desloca-se para a direita aumentando também os níveis das taxas de juros e também os gastos do governo, ou seja o nível de demanda agregada é maior.
5. Resumo curva IS: • A curva IS tem inclinação descendente e para a direita (negativamente inclinada) • A curva IS será relativamente pouco (muito) inclinada se a elasticidade da demanda por investimento em relação aos juros for relativamente alta (baixa) • A curva IS deslocar-se-á

Relacionados