Nabucudonossor

517 palavras 3 páginas
voleibol, também chamado de vôlei, é um esporte que além de mexer com o físico dos atletas faz com que eles exercitem seu raciocínio lógico para deduzirem o ataque de seu adversário. Seu objetivo é passar a bola sobre a rede fazendo com que ela toque o chão dentro das linhas que limitam a quadra de seu oponente e ao mesmo tempo tentar evitar com que eles façam o mesmo. É um esporte olímpico com várias regras e fundamentos, autorizado desde 1964 pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Esse esporte é muito aclamado no Brasil, pois as seleções masculinas e femininas estão entre as melhores do mundo. Atualmente esse esporte vem sendo muito praticado em escolas, que ensinam sua história, regras e fundamentos o que nos mostra a notoriedade do voleibol no Brasil.
História do Voleibol
O criador do esporte foi o americano William George Morgan, membro da ACM, que em 1895 pensou em fazer um jogo com o qual além de jovens pessoas mais velhas pudessem se divertir, mas que o contato físico fosse o mínimo possível para evitar lesões. A primeira bola utilizada para o jogo foi a câmara de ar de uma bola de basquete. Após fazer uma conferência com professores da ACM um deles chamou a atenção de Morgan para a curvatura que a bola fazia ao ser lançada por cima da rede sem tocar o chão e sugeriu que o nome do esporte fosse trocado por Volleyball, antes chamado de Mintonette.
Regras básicas do Voleibol
As regras de voleibol de hoje em dia é muito simples, são 12 jogadores divididos entre seis titulares e seis reservas, as equipes são dividas em dois lados da quadra por uma rede.
Os jogadores têm que lançar a bola para o lado adversário e fazer com que ela vá ao o chão com apenas três toques, um de cada jogador, o toque na rede é permitido apenas se o gesto interferir no andamento do jogo. Mas não é permitido o toque na borda superior, que pode ocasionar ponto para o adversário e também é permitido defender com os pés. Agora que você conferiu essas regras já pode por em

Relacionados