Naah/s - núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 24 de junho de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CURSO DE PEDAGOGIA



















NAAH/S-AM – NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO














Manaus, 21 de junho de 2012


UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CURSO DE PEDAGOGIA















NAAH/S-AM – NÚCLEO DE ATIVIDADES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃORelatório apresentado à disciplina de Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas.













Manaus, 21 de Junho de 2012



NAAH/S-AM : Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação

O NAAH/S é o projeto da Secretaria de Educação Especial do MEC implantado por adesão das SecretariasEstaduais da Educação, coordenado pela Gerencia de Atendimento Educacional Especifico foi implantado no Amazonas em 2006. O NAAH/S busca a ampliação e o aperfeiçoamento das ações do programa de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação em Manaus.


Desde sua implantação tem trabalhado na identificação de alunos com AH/S, desenvolvendo atividades especificas e encaminhamentopara as instituições parceiras, como Liceu de Artes e Oficinas Cláudio Santoro, Centro de Artes da UFAM, Fundação Vila Olímpica de Manaus e Escola de Artes Jack Cartoon.

Foi criado para:
Atender aos alunos com altas habilidades/superdotação;
Promover a formação de professores e profissionais da educação;
Oferecer acompanhamento aos pais desses alunos e à comunidadeescolar em geral;
Disseminar informações e colaborar para a construção de uma educação inclusiva de qualidade.

Os alunos com Altas Habilidades/Superdotação, de acordo com o MEC são:
“Educandos que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade nos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual, aptidão acadêmica, pensamento criador, capacidade deliderança, talento especial para artes e habilidades psicomotoras, necessitando de atendimento educacional especializado”. (Portaria CNESP/MEC nº 69, de 28/08/86).

Joseph Renzulli, renomado pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa sobre o Superdotado e Talentoso da Universidade de Connecticut nos Estados Unidos, propõe uma definição denominada concepção dos três anais, que afirma ser asuperdotação o resultado da interação de três fatores: habilidade acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade.


A entrada dos educandos no NAAH/S se dá assim: o NAAH/S visita a escola, faz a apresentação do que é o NAAH/S para o professor onde o mesmo preenche uma ficha, conversa com os outros professores para saber se ele tem uma habilidade maior nas demais disciplinas, pois éele que indica o aluno para o NAAH/S.


Na ficha consta o nome dos pais, telefone, e o NAAH/S que faz o contato, agendando assim uma visita com a mãe, ou responsável, e o aluno passa por uma seqüência de etapas. Primeiro uma entrevista, com o aluno e com a mãe, depois pelo que o NAAH/S chama de “portfólio do talento total”, como se fosse uma serie de questionários, responde variasperguntas, faz vários desenhos, que são analisados por pedagogos e psicólogos. O aluno também passa por testes psicológicos, mas o laudo, por assim denominar, não é “fechado”, de imediato, para saber se o aluno tem altas habilidades, precisa-se de mais algum tempo de convivência com o mesmo.


Após o aluno passar por essas etapas, ele é convidado a participar de projetos, e se for de sua vontade,a partir deste momento ele já faz parte do quadro de alunos do NAAHS.


Os projetos são abertos a todos os alunos do NAAHS, independente do aluno ter altas habilidades em pintura, dança, etc, mas se ele quiser fazer parte do projeto de matemática, por exemplo, ele pode sem duvida alguma.
Na matemática é trabalhado o básico primeiramente, conteúdos que todas as pessoas precisam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Altas habilidades e superdotação no aee
  • Altas Habilidades e superdotação
  • ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
  • Superdotação e altas habilidades
  • Altas habilidades/ superdotação
  • Altas habilidades ou Superdotação.
  • Altas habilidades e superdotação
  • Altas habilidades/superdotação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!