na20xbveg

303 palavras 2 páginas
Corredores de Biodiversidade

Tal como um estado ou país, a área do Corredor de Biodiversidade é definida por uma linha imaginária. Dentro desses limites existe uma grande diversidade biológica!

O Corredor pode ser comparado a um mosaico de diferentes usos da terra, que integra parques e reservas naturais, áreas de cultivo e pastagem, centros urbanos e atividades industriais.

Os Corredores de Biodiversidade são grandes unidades de planejamento regional que compreendem um mosaico de usos do solo e áreas-chave para conservação. São de extrema importância biológica, pois abrigam importantes centros de endemismos e grande parte das espécies ameaçadas de extinção.

Na Mata Atlântica, três principais corredores de biodiversidade são reconhecidos:

1. Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar (CBSM)
1. Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA)
1. Corredor de Biodiversidade do Nordeste (CBN)

1. Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar (CBSM)
(www.corredores.org.br/?area=sm)

Compreende uma área com aproximadamente 12,6 milhões de hectares, e abrange parte dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A região é montanhosa, com gradientes altitudinais que vão do nível do mar até 2.700m de altitude, e ainda resguarda uma extensa área de remanescentes vegetacionais, apesar da proximidade com as maiores áreas metropolitanas do Brasil.

Além da Serra do Mar, fazem parte do corredor diversas serras, como a da Bocaina, da Mantiqueira e dos Órgãos. Sua importância biológica é enorme, especialmente por concentrar o maior numero de endemismos de diversos grupos taxonômicos.

No estado do Rio de Janeiro, encontra-se a área com a maior concentração de endemismos de diversos grupos taxonômicos, inclusive de plantas vasculares. Destaca-se como a região mais rica em espécies endêmicas de orquidáceas e bromeliácea, muitas ameaçadas de

Relacionados