Na união soviética, problema de otimização, resolva você?

Páginas: 21 (5208 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Aviso de atenção: Mais de 7800 palavras sobre o planejamento ideal para uma economia socialista e sua intersecção com a teoria da complexidade computacional. Isto é tão relevante para o mundo ao nosso redor como debater se um devoto dos deuses do Olimpo devem aprovar de organismos transgênicos. (Ou: centauros, sim ou não) Contém símbolos matemáticos (processado de forma ligeiramente inexata porHTML), mas não de matemática real, e usa Red Plenty principalmente como ponto de partida para uma tangente.

Há muito a dizer sobre “Red Plenty” , como uma obra de literatura, não vou fazê-lo. É basicamente uma obra de ficção especulativa, onde um dos prazeres primários é ter um mundo estranho desdobramento na mente do leitor. Mais do que isso, é uma obra de ficção científica, onde a estranhezado mundo vem do seu “ser” remodelado por idéias tecnológicas e científicas – aqui, as idéias matemáticas e econômicas.

O Red Plenty é também (o que é uma coisa bastante diferente) uma obra de ficção cientista, sobre as agruras criativas de cientistas. O capítulo inicial, em que a programação linear divide-se sobre o caráter Kantorovich, é um dos mais fiéis à realidade, representações queencontrei sobre as experiências de inspiração matemática e trabalho matemático. (Nada que eu nunca vou fazer pois vai ser remotamente tão importante ou bonito como o que o fez Kantorovich verdadeira, é claro.) Uma parte essencial desse capítulo, no entanto, é a maneira como os pensamentos do personagem dividido entre a sua idéia profunda de Kantorovich , sua idealista reflexões políticas e suas intrigassobre como cadge alguns sapatos, todos cegos para as contradições e ironias.

Deve ser claro neste ponto que eu amava Plenty Vermelho, como um livro, mas estou tanto na sua demografia que não é mesmo engraçado. Meu entusiasmo com isso mas não seria, portanto, ajudar os outros, então quero, para fazer melhor uso de nosso tempo limitado, em vez falar sobre a idéia central, o sonho da economiaideal planejada.

Esse sonho não se concretizou, mas nunca sequer chegou perto de ser implementado; forças fortes bloqueado o que Plenty Red descreve vividamente. Mas poderia até ter sido julgado? Deveria ter sido?

“O problema básico do Planejamento Industrial”

Vamos pensar sobre o que teria que ter ido para o planejamento da forma de Kantorovich.

I. Precisamos de uma quantidade paramaximizar. Esta função objectivo tem de ser uma função das quantidades de todos os produtos diferentes (e serviços) produzidos pelo nosso sistema económico.

Aqui “objetivo” é usado no sentido de “objetivo”, não no sentido de “factual”. No mundo Kantorovich, a função objetivo é linear, apenas uma soma ponderada dos níveis de saída. Esses pesos nos dizer sobre os trade-offs: vamos aceitar ficar menosuma cama de folhas (queen-size, algodão, azul claro, magro, bem-tecer), se nos permite fazer fraldas tantas mais (pano cru, re- jalecos utilizáveis), ou este muitos mais (homens, tamanho XL, não retardante de chama), ou para que o assunto tal e tal quantidade extra de creme dental. Em outras palavras, precisamos começar o nosso exercício de planejamento com pesos relativos. Se você não quiserchamar esses “valores” ou “Preços”, não vou insistir, mas o exercício de planejamento tem que começar com eles, porque eles são o que a função a ser otimizada é construído a partir.

Vale a pena ressaltar que, na melhor utilização dos recursos econômicos, Kantorovich contornou esse problema por um dispositivo que tem “todas as vantagens de roubo de mais de trabalho honesto”. Ou seja, elerepresentava apenas o problema de maximizar a produção de uma “variedade dado” de mercadorias – os planejadores têm fixado em uma proporção de folhas para fraldas (e tudo mais) para ser produzido, e quero o mais que podem ser estimulados a sair das entradas, mantendo as proporções. Isto realmente não remover a dificuldade: ou os planejadores têm de decidir sobre valores relativos, ou eles tem que decidir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Uniao Sovietica
  • União sovietica
  • União Soviética
  • resolva os problemas
  • União sovietica
  • união sovietica
  • união sovietica
  • uniao sovietica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!