Na Transg Nia Por Procedimento Indireto

632 palavras 3 páginas
Na transgênia por procedimento indireto, há necessidade do uso de um vetor intermediário para que haja transferência do material genético; o vetor mais usado são as Agrobacterias, bactérias do solo do gênero Agrobacterium, destas as mais utilizadas são Agrobacterium tumefaciens e Agrobacterium rhizogenes.
As agrobacterias se associam geralmente em plantas dicotiledôneas, podendo ocasionar tumores na planta, durante o processo de infecção as agrobacterias podem transferir genes para a planta infectada; esses genes estão presentes em grandes plasmídeos bacterianos, sendo chamados de plasmídeo Ti (Tumor inducing = indutores de tumores) em A. tumefaciens e plasmídeo Ri em A. rhizogenes, esses genes transferidos são integrados ao DNA da planta e passam a ser expressados, levando a produção de tumores nas plantas. A transferência de plasmídeos ocorre quando a planta sofre algum ferimento, e começa a produzir compostos de proteção e cicatrização como fenóis e açúcares, a agrobacteria é atraída por estes compostos (quimiotaxia), chegando ao local de ferimento. Estes mesmos compostos ativam a região de virulência dos plasmídeos ocorrendo a transferência deste para a planta.

Para a obtenção das plantas transgênicas os genes originais que são transferidos, são substituídos por genes pré-selecionados, que possam expressar a característica desejada.

A transformação de plantas via Agrobacterium é um dos métodos mais conhecidos, estudados e usados na transgênia vegetal, devido a sua simplicidade e eficiência, e por ser relativamente barato. Contudo este método depende da susceptibilidade da planta pelas Agrobacterium.
Os métodos diretos não há uso de vetores intermediários para transferência dos genes, ou seja, as Agrobacterium não são utilizadas, com isso as plantas sem susceptibilidade a essas bactérias também podem ser modificadas. Os principais procedimentos são: Eletroporação de Protoplastos, Biobalística (Bombardeamento de partículas), Microijeção.
Na Eletroporação

Relacionados