Na Qu mica Descritiva estudaremos a ocorr ncia dos elementos na natureza

3220 palavras 13 páginas
Na Química Descritiva estudaremos a ocorrência dos elementos na natureza, os locais onde podem ser encontrados, o estado físico em que se apresentam e suas combinações químicas mais comuns.
É de grande interesse estudarmos os processos usados para obtenção dos elementos, a partir de fontes naturais e como são fabricadas algumas substâncias de grande interesse industrial e comercial.
O planeta Terra, para efeitos de estudos, é dividido basicamente em três partes: litosfera, hidrosfera e atmosfera.
Atmosfera é a camada gasosa ao redor da Terra.
Sete elementos gasosos podem ser encontrados comumente na atmosfera, entre eles nitrogênio, oxigênio e gases nobres.
Todos esses elementos são obtidos industrialmente a partir do ar atmosférico, com exceção do gás hélio (He) que é extraído do gás natural de certos poços no Kansas, Oklahoma e Texas, onde sua concentração é bem superior à encontrada no ar atmosférico.
Dependendo do local, clima e altitude, a composição da atmosfera pode variar; mas, em geral, temos em ordem decrescente de porcentagem em volume:
Hidrosfera é a parte líquida da Terra que corresponde a cerca de 80% da superfície.
A água dos oceanos apresenta uma grande variedade de sais dissolvidos, constituindo-se em fonte principal de obtenção de vários elementos, como bromo, magnésio, sódio, cloro, etc.
Os sais dissolvidos correspondem a 3,3% da água dos oceanos.
Os elementos que podem ser obtidos da água dos oceanos apresentam a seguinte abundância:
Litosfera é a parte sólida da Terra com cerca de 6.500 km de raio. A parte mais externa, que corresponde a uma espessura de aproximadamente 30 km, é chamada de crosta terrestre. É dela que extraímos alguns principais elementos, os quais, em ordem decrescente de abundância.
O oxigênio e o silício são os elementos mais abundantes da crosta terrestre, seguidos do alumínio e do ferro. Esses e os demais elementos encontrados na crosta terrestre compõem os chamados minerais.
Minerais são substâncias presentes na crosta

Relacionados

  • filosofia
    183755 palavras | 736 páginas
  • Livro Filosofando
    183755 palavras | 736 páginas
  • a Filosofia
    183755 palavras | 736 páginas