Na concepção de max weber a burocracia é a forma mais abrangente de dominação moderna. explique quais transformações ocorreram na sociedade e no estado moderno para garantir a dominação burocrática.

Páginas: 28 (6967 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
Inteligência organizacional: um referencial integrado
Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Doutorando em Ciência da Informação - UnB e.moresi@bol.com.br

INTRODUÇÃO Para ser digno do rótulo “nova era”, as mudanças que estão ocorrendo devem ser tão profundas de modo a afetar estruturas da sociedade. As antigas verdades passam a não ser mais fidedignas. O mundo que nos era familiar parece ser misteriosocada vez mais. Entretanto, ele está cheio de incontáveis oportunidades para aqueles que compreendem as dificuldades de aprender as novas maneiras de pensar de uma era de mudanças que já surgiu. O ambiente externo de uma organização passa a se caracterizar por significativas mudanças, que ocorrem nos campos social, econômico, político e tecnológico. Para que a organização possa sobreviver, diantedas adversidades que se apresentam, é preciso que ela conheça o ambiente e atue com eficácia. Os tempos atuais demandam novas teorias, novas capacidades de pensamento, novas capacidades para transformar dados caóticos em informação útil e novos níveis de inovação que sejam capazes de desenvolver aplicações práticas para aquela informação. Esforços realizados no diálogo entre indivíduos, equipes eorganizações irão ultrapassar em muito os esforços individuais. A coordenação de informação e ação acontecendo através das fronteiras serão a ordem do dia para todos aqueles que irão ter sucesso em uma economia baseada na informação. Portanto, o propósito deste trabalho é fazer uma apresentação descritiva dos fatores que possibilitam desenvolver a inteligência no âmbito das organizações. Sob esteenfoque, a informação assume um papel de destaque, passando a se constituir em um dos recursos de grande importância para a sobrevivência e prosperidade de uma organização. Inicialmente, aborda- se a questão da gestão do conhecimento, onde são definidos os conhecimentos tácito, explícito e cultural. Além disso, são discutidos aspectos relativos às atividades que buscam desenvolver e controlar todotipo de conhecimento em uma organização, visando à utilização na consecução de seus objetivos.

Resumo
O propósito deste trabalho é fazer uma apresentação descritiva dos fatores que possibilitam desenvolver a inteligência no âmbito das organizações. Inicialmente, aborda-se a questão da gestão do conhecimento, onde são definidos os conhecimentos tácito, explícito e cultural. São discutidos,também, aspectos relativos às atividades que buscam desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento em uma organização, visando à utilização na consecução de seus objetivos. Assim, o conhecimento organizacional deve ser canalizado para potencializar o aprendizado da organização, onde a teoria de ação mostra as interações de primeira e segunda ordens. Na conceituação de monitoração ambiental, foramincluídos a definição, os modos e alguns princípios de boas práticas. Finalmente, no último item, são feitas algumas considerações sobre inteligência organizacional. A seguir, define-se inteligência organizacional, além de distingui-la sob dois pontos de vista mutuamente dependentes: como um processo (dinâmico) e como um produto (estático). Por fim, conclui-se que o desenvolvimento da inteligênciaorganizacional passa a assumir um papel fundamental para que a organização possa atender aos desafios dos componentes ambientais.
Palavras-chave

Gestão do conhecimento; Monitoração ambiental; Aprendizado organizacional; Inteligência organizacional.

Organizational intelligence: an integrated framework Abstract
The purpose of this work is to describe the factors that make possible todevelop the intelligence in the organizations. Initially, the knowledge management subject is approached, where they are defined tacit, explicit, and cultural knowledge. Also, it is discussed some aspects of the activities that look for to develop and to control every organizational knowledge types, focusing use them in the attainment of organizational objectives. Then, the organizational knowledge...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As formas de dominação
  • Dominacao max weber
  • Max Weber e a ação social e Ideologia e formas de dominação
  • Tipos de dominação max weber
  • Os tipos de dominação
  • Tipos de Dominação Max Weber
  • Max weber, dominação
  • Max Weber. "Dominação patriarcal e dominação patrimonial" RESUMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!