Nação

Páginas: 4 (862 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
NAÇÃO


Para muitos autores a nação não pode ser satisfatoriamente definida, porque, como afirma Sestan, ela ostenta “caráter fugaz, plurissignificante e até equívoco”.

Certo, porém, é que anação não se confunde com o Estado, pois este envolve um conceito eminentemente jurídico, ao passo que aquela envolve um conceito sociológico. Com efeito, o Estado pode surgir abruptamente, mantendo-segraças à coação exercida sobre os cidadãos ou súditos, mas a nação somente se forma mediante a demorada gestação. Existe no Oriente uma Nação Palestina, mas não existe um Estado. Os curdos tambémformam uma nação espalhados pelo Iraque, Irã, Turquia e outros. Portanto, a nação pode existir sem Estado. País Basco, Tibet e mesmo Israel antes da criação do Estado.
Possuir glórias comuns no passado evontade comum no presente; ter realizado grandes obras em conjunto e querer realizá-las ainda, eis a condição para ser um poço.
O conceito de Nação é essencialmente de ordem subjetiva, enquanto oconceito de Estado é necessariamente objetivo[1]. Queiroz Lima define; O Estado é a Nação politicamente organizada.
Para a existência da nação, devem comparecer motivos de ordem social, moral ehistórica, por via dos quais os indivíduos humanos, devidamente agrupados, apresentam aquilo que se convencionou chamar de “parentesco espiritual”[2]. De fato, nos seios da nação, os elos aproximativos sãotão fortes, evidentes e poderosos, que acabam por determinar a unidade grupal.

Inicialmente, principalmente depois do DNA, deve-se descartar a raça como elemento importante. Na verdade, não há só umaraça pura e, como adverte Renan, “assentar a política na análise etnográfica é pretender assenta-la sobre uma quimera”.
Os alemães falavam em raça ariana, raça pura, superior as demais, mas mesmo olíder do nazismo não era o típico loiro, alto e de olhos azuis.

A Nação é realidade eminentemente sociológica, que se forma com o passar do tempo, até que se sedimente aquele espírito nacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Nação
  • nação
  • Nação
  • a nação
  • Naçao
  • nação
  • O futuro da nação
  • Nação e Estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!