N1 COMPORTAMENTO COMPRA E CONSUMO

826 palavras 4 páginas
(AULA 1) DIVERSIDADE
“Nunca houve no mundo duas opiniões iguais, não mais iguais do que fios de cabelo ou dois grãos; a qualidade mais universal é a diversidade” (Michel de Montaigne)

CONSUMO
Usar tudo, esgotar (latim) – Somar e adicionar (inglês)
Consumo de objetos, bens e serviços que matam a necessidade biológica do consumidor dentro da sociedade.
São consumidos no sentido do esgotamento
Além disso, o consumo é usado como uma forma de adquirir status e criar uma identidade.
Processo social que diz respeito a múltiplas formas de aquisição de bens e serviços e a diferentes formas de acesso a esses bens.
É uma estratégia utilizada por diferentes grupos sociais para definir direitos, estilos de vida e identidades.
Ou seja, o consumo é a atividade que consiste na aquisição de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo e que implica na posse material (no caso de bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização.
CONSUMIDOR PESSOAL
O consumidor pessoal compra bens e serviços para seu próprio uso (ex: creme de barbear ou shampoo), para uso do lar (uma TV) ou um presente para um amigo (um livro). Em cada um desses contextos os bens são comprados para uso final dos indivíduos, que são conhecidos como usuários finais ou consumidores finais.
CONSUMIDOR ORGANIZACIONAL
Inclui organizações com fins lucrativos e organizações sem fins lucrativos, órgãos do governo (municipal, estadual e federal) e instituições civis (ex: escolas, hospitais, prisões), todas as quais precisam comprar produtos, equipamentos e serviços para funcionar normalmente.
ESTUDO DO CONSUMIDOR
O estudo do Comportamento do Consumidor é o estudo de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro e esforço) em ítens relacionados ao consumo. Compreende o entendimento nas seguintes questões:
O QUE COMPRAM? - PORQUE COMPRAM? - QUANDO COMPRAM?

Relacionados

  • TravagliaLuizCarlos
    135646 palavras | 543 páginas