Números

Páginas: 3 (708 palavras) Publicado: 15 de dezembro de 2014
Soma e subtração
1º e 2º ano

O calculo por contagem corresponde ao 1º nivel da adiçao e subtracçao. Inicialmente, os alunos têm uma grande tendencia para resolver os problemas recorrendo àcontagem apoiando-se nos dedos das mãos. “São 4, falta passar pelo 19, 20, 21 e 22 – são 4. De seguida regista: 18 + 4 = 22
São necessarios dois procesimentos simultaneos: a contagem propriamente dita e amemorizaçao da quantiadade de numeros que já foram adicionados ou subtraidos.


Cálculo por estruturaçao
os alunos já não recorrem à contagem de um em um, e usam 3 estrategias fundamentais: ossaltos de dez, os saltos atraves do dez e a decomposiçao das parcelas.
Partindo do 28 chega ao 69. Adiciona 2 ao 28 para chegar à dezena mais proxima. Depois soma 30 /3 dezenas) e finalmente adiciona1 para chegar ao 69.
Há evidencia de que em alguns alunos o calculo estruturado esta mais abreviado, em dez de saltos de 10, já fazem saltos de 30, o que demonstra uma maior flexibilidade e destrezacom os numeros.


Calculo formal
Neste nivel os alunos já não precisam de usar qualquer tipo de ajuda na visualizaçao da contagem, dado que já conseguem efectuar os calculos mentalmente, na suatotalidade, registando apenas os passos intermedios. A passagem do nivel estruturado para o nivel formal é feita gradualmente pelos alunos e ao longo do tempo. Sao eles que sentem necessidade dedesenvolver as suas proprias estrategias baseadas na estrutura dos numeros e nas propriedades das operaçoes. No entanto, com alunos do 2º ano, apenas em algumas ocasioes existem evidencias do nivel formal.De acordo com Gravemeijer (1994; 2005) “a mudança de um modelo de para um modelo para corresponde a uma alteraçao na forma de pensar do aluno. Este é um marco fundamental no desenvolvimentomatemático. Podemos distinguir dois tipos diferentes de atividade:
a) atividade ligada a um referencial, em que a açao com o modelo decorre do significado do contexto de cada situaçao
b)atividade geral, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Numeros
  • Os numeros
  • numeros
  • numero
  • Números
  • Números
  • Números
  • Numero E

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!