Números inteiros

Páginas: 6 (1433 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
NÚMEROS INTEIROS
Na época do Renascimento, os matemáticos sentiram cada vez mais a necessidade de um novo tipo de número que pudesse ser solução de equações tão simples como,
x + 2 = 0, 2x + 10 = 0, 4y + y = 0
e as ciências precisavam de símbolos para representar temperaturas acima e abaixo de 0ºC.
Mas a tarefa não ficava só por criar um novo número, era necessário encontrar um símbolo quepermitisse operar com esse número criado de um modo prático e eficiente.
O CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS
Definimos o conjunto dos números inteiros como a reunião do conjunto dos números naturais, o conjunto dos números opostos dos números naturais e o zero. Este conjunto é denotado pela letra ℤ e pode ser escrito por
ℤ =
ℤ:
Conjunto dos números inteiros não negativos:
ℤ+=
Conjunto dosnúmeros inteiros não positivos:
ℤ-=
Os números inteiros podem ser representados numa recta numerada, pelo que possuem uma determinada ordem. Visto aqui serem apresentados os números negativos, poderemos também discutir o módulo de um número assim como as operações que podemos realizar com eles. As operações que iremos abordar, juntamente com as suas propriedades, são a adição e amultiplicação.
potência (matemática)
Uma potência de expoente natural é o resultado da multiplicação de um dado número por si mesmo um certo número de vezes, ou seja, é uma forma de representar sucessivas multiplicações de um só fator, repetido um determinado número de vezes.
Por exemplo, se pretendermos multiplicar o número 3 por ele próprio cinco vezes, ou seja, 3 x 3 x 3 x 3 x 3, podemos escrever na formade potência 35 (de notar que não se deve interpretar, erradamente, 35 como sendo equivalente a 3 x 5). Esta potência lê-se "3 elevado a 5", "3 elevado à quinta" ou, simplesmente, "3 à quinta". Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é abase e 5 o expoente. Quando uma potência tem expoente 2 ou 3 costuma ser lida de forma especial. Para um qualquer número x, x2 costuma ler-se "x ao quadrado" por analogia com o cálculo da área de um quadrado de lado l que é igual a l x l = l 2. De forma semelhante, x3 costuma ler-se "x ao cubo" por analogia com o cálculo do volume de um cubo.
fração
De modo simples, pode-se dizer que uma fraçãode um número, representada de modo genérico como , designa o inteiro dividido em b partes iguais ao qual usa-se o número a de partes. Neste caso, a corresponde ao numerador, enquanto b corresponde ao denominador, que não pode ser igual a zero.[1]
O denominador corresponde ao número de partes que um todo será dividido e o numerador corresponde ao número de partes que serão consideradas. Ex.: Umaprofessora tem que dividir três folhas de papel de seda entre quatro alunos, como ela pode fazer isso?
Cada aluno ficara com 3:4= da folha, ou seja você vai dividir cada folha em 4 partes e distribuir 3 para cada aluno.
Por exemplo, a fração designa o quociente de 56 por 8. Ela é igual a 7, pois 7 × 8 = 56. A divisão é, note-se, a operação inversa da multiplicação.
Os números expressos em fraçõessão chamados de números racionais. O conjunto dos racionais é representado por . Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.
Dessa forma,toda fração pode ser representada em uma reta numerada, por exemplo, 1/2 (um meio) significa que de um inteiro foi considerada apenas a sua metade, portanto, podemos dizer que em uma reta numerada a fração 1/2 estará entre os números inteiros 0 e 1.
Radiciação
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
I
A radiciação é uma operação matemática oposta à potenciação (ou exponenciação).
Para um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Números Inteiros
  • Numeros inteiros
  • numeros inteiros
  • numeros inteiros
  • Numeros inteiros
  • Números inteiros
  • Números inteiros
  • Numeros Inteiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!