Núcleo Celular (Cromossomos, DNA, Mitose e Meiose)

Páginas: 15 (3597 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Trabalho de Biologia
Tema: Cromossomos, DNA, Mitose e Meiose.

Núcleo Celular
Introdução
O núcleo celular é uma estrutura exclusiva das células eucarióticas; neles estão os cromossomos. O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear (ou carioteca) que nada mais é do que duas membranas lipoproteicas, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. A cromatina é formada porconjuntos de cromossomos enovelados. O núcleo da maioria das células há nucléolos, que não tem nenhuma membrana envolvente, sendo constituídos por aglomeração de ribossomos em processo de amadurecimento e que logo migrarão para o citoplasma, onde atuaram na síntese de proteína. A cromatina e os nucléolos estão envoltos por uma solução aquosa denominada nucleoplasma (ou cariolinfa) que contém diversostipos de íons, moléculas de ATP, nucleotídeos e vários tipos de enzimas.
O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula (metabolismo), e armazenar as informações genéticas da célula. O DNA presente no núcleo encontra-se geralmente organizado na forma de cromatina, durante o período de interfase. Durante a divisão celular, porém, o material genético éorganizado na forma de cromossomos.
Cromossomos
O primeiro investigador a observar cromossomas foi Karl Wilhelm von Nägeli em 1842 e o seu comportamento foi descrito em detalhe por Walther Flemming em 1882. Em 1910, Thomas Hunt Morgan provou que os cromossomas são os portadores dos genes.
O cromossomo é um filamento constituído por uma longa molécula de DNA com informações codificadas para ofuncionamento da célula, essas informações são chamadas genes.
No núcleo das células eucariontes há geralmente vários cromossomos, que diferem quanto aos genes que apresentam. O número dos cromossomos dos seres eucariontes varia de espécie para espécie. Nos seres humanos, por exemplo, com exceção dos gametas, todas as células têm 46 cromossomos no núcleo. As células do chimpanzé possuem 48cromossomos e as da mosca Drosophila melanogaster, apenas 8.
Os cromossomos das células eucariontes têm a seguinte estrutura básica: Uma longa molécula de DNA que, em espaços regulares, dá duas voltas sobre um glóbulo constituído por oito moléculas de proteínas denominadas histonas. Cada glóbulo de histona com DNA enrolado ao redor é um nucleossomoNucleossomos vizinhos associam-se de tal maneira que ofio cromossômico enrola-se como uma mola helicoidal altamente compacta. O fio cromossômico nesse grau de enrolamento tem cerca de 30 m de espessura e é denominado fibra cromossômica, ou solenoide. Ao longo de seu comprimento, a fibra cromossômica tem regiões especiais associadas a proteínas que dão sustentação “esquelética” ao cromossomo. A fibras cromossômica associada a esse esqueleto proteicochega a atingir cerca de 300 m de espessura.
Antes da reprodução celular, cada uma das fibras cromossômicas duplica-se, de modo a permitir que as células-filhas recebam cada, um cromossomo equivalente. Nesse processo, cada filamento cromossômico produz outro idêntico, e os dois permanecem unidos por uma das regiões cromossômica especial de nominada centrômero. Quando a divisão celular começa,cada uma das fibras que compõe o cromossomo duplicado, então denominadas cromátides-irmãs, condensa-se independentemente. Com a condensação, as cromátides-irmãs tornam-se grossas, com cerca de 700 m de espessura cada uma, e o cromossomo assume o aspecto de bastão duplo.

Todo cromossomo apresenta uma região especial, o centrômero, pelo qual as cromátides-irmãs mantêm-se unidas. O centrômerodivide o cromossomo em duas partes denominadas braços cromossômico. O tamanho relativo dos braços serve de critério para classificar os cromossomos em quatro tipos:
A. Metacêntrico - quando o centrômero está localizado exatamente no meio do cromossomo;
B.Submetacêntrico - quando ele está "um pouco" afastado do centro;
C.Acrocêntrico - quando o centrômero está mais próximo das extremidades do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O núcleo, Mitose e meiose
  • Citologia núcleo mitose e meiose
  • Divisão celular, núcleo e cromossomos.
  • Divisão Celular: Mitose e Meiose
  • Ciclo Celular
  • Divisão celular
  • O ciclo celular, mitose e meiose
  • Divisão celular mitose e meiose

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!