Nível de ansiedade em atletas de handebol

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 17 de junho de 2014
NÍVEL DE ANSIEDADE EM ATLETAS DE HANDEBOL


INTRODUÇÃO


A difusão do Handebol no Brasil deu-se, principalmente por meio dos alemães, que imigraram para nosso país após o término da 1° Grande Guerra Mundial.
Neste movimento escolheram os estados do sul, por assemelharem-se a sua terra natal, ao menos no que diz respeito ao clima.
Os primeiros registros de partidas de Handebol disputadasno Brasil datam de 1928. Segundo relatos, foram realizados entre estas colônias alemãs instaladas no sul do país.
Seguindo este movimento, em 26 de março de 1931, criou-se a Associação Alemã de Handebol.
Os alemães trouxeram na bagagem sua cultura, tradições, hábitos, enfim, tentaram reproduzir na nova morada a vida que levavam na Europa. Por consequência, apresentaram aos brasileiros oHandebol de campo que foi bem aceito no estado de São Paulo; onde, em 26 de fevereiro de 1940 foi fundada a primeira fundação deste desporto no país - a Federação Paulista de Handebol.
Foi por meio do I Torneio Aberto de Handebol, realizado em campo improvisado demarcado com cal (40x20m e balizas com caibros de madeira 3x2m), que o Handebol foi oficializado no Brasil.
A Confederação Brasileira deDesportos resolveu criar o Departamento de Handebol, devido ao sucesso e popularidade que este esporte ganhara – já com sete jogadores e praticado em espaço menor. Por meio da criação deste departamento foi possível que se organizasse competições de handebol a nível nacional para ambos os sexos.
Mas foi apenas no ano de 1971, por intermédio dos III Jogos Estudantis Brasileiros, realizados na cidadede Belo Horizonte, que o Handebol espalhou-se por todos os estados brasileiros. Os Jogos Universitários Brasileiros, em 1972 também corroboraram para esta popularização do esporte no país.
A atual Confederação Brasileira de Handebol - CBHb foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro Presidente foi o professor Jamil André.
Atribui-se a invenção do Handebolao professor Karl Schellenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a I Guerra Mundial.
O Handebol é um dos esportes mais antigos de que se tem notícia. Ele já apresentou uma grande variedade de formas até a praticada atualmente.
O jogo de handebol é um esporte de quadra que envolve duas equipes de sete jogadores cada constituído por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10(dez) minutos de intervalo entre eles, o número de substituições é ilimitado mas elas tem de ser feitas no espaço de 4,45m que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra, antes que outro entre em seu lugar. O jogo permite os movimentos de corridas, saltos, arremessos. No entanto, para cumprir oobjetivo do jogo, que é a marcação de gols, os jogadores da equipe devem combinar técnicas de ataque iniciando pelo domínio do passe, recepção, finta e arremessos (REIS, 2006). Já a equipe adversária em posição de defesa deverá evitar a finalização da outra equipe que está com a posse da bola, utilizando técnicas como deslocamentos, bloqueios e marcações.
Segundo Silva (2001) o handebol seclassifica como um esporte coletivo com confronto direto entre atletas e para Moreno (1994) o membro dominante neste jogo é o superior, a medida do campo é de 40x20 onde cada atleta ocupa aproximadamente 57,2 m2.
É inegável o papel significativo que o esporte e o jogo recreativo têm em qualquer cultura ou sociedade em todo o mundo, capaz de colocar em cena as emoções, os sentimentos, os esforços, o tempoe a energia, de uma forma que nenhuma outra atividade se aproxima. Entretanto, os diversos elementos que compõem o cenário esportivo podem tanto auxiliar quanto prejudicar o desempenho do atleta, chegando em alguns casos a provocar emoções não apenas positivas, mas negativas também. Nesse cenário, agressão, ansiedade, estresse, frustração, medo, auto-superação, realização, prazer, alegria e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Níveis de ansiedade com atletas de handebol antes da competição e antes de um treinamento.
  • Nível de ansiedade pré-competitiva em atletas profissionais de futebol
  • A ANSIEDADE E O STRESS NO PERÍODO COMPETITIVO EM ATLETAS DE ALTO NÍVEL
  • NÍVEL DE ANSIEDADE EM RELAÇÃO AO TCC
  • Resumo
  • A eritropoietina e sua utilização em atletas de alto nível
  • A Origem do Handebol a nível mundial e no Brasil
  • Ansiedade pré-competitiva em atletas de modalidades individuais e coletivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!