não tenho

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
Evolução dos Hominideos
Atualmente, a família dos hominídeos engloba a espécie humana e os símios, como o chimpanzé, o gorila e o orangotango. Mas, no passado, existiram outros hominídeos,conhecidos somente pelos fósseis encontrados. Precisamente, uma das mais importantes jazidas arqueológicas é a Atapuerca, em Burgos.
Os fósseis indicam quando apareceram e quando se extinguiram as espéciesanteriores ao ser humano. Assim, representando em um gráfico esses dados, pode-se obter dessa forma, uma linha do tempo.           
Os mais antigos antepassados humanos pertenciam aogênero Australopithecus. O gênero Homo, ao qual pertencem os seres humanos atuais, é mais recente. Nem todas as espécies que aparecem no gráfico são de antepassados do homem. Algumas delas correspondem a antepassados eoutras são "espécies parentes".
Além disso, a árvore genealógica do ser humano ainda não é definitiva. De tempos em tempos se descobrem novos fósseis que devem ser acomodados nela.Australopithecus: 4,2-1,0 milhões de anos
Podiam caminhar erguidos, ainda que não por muito tempo. Estatura alcançava 1,5 m. Seu cérebro era pequeno e suas mandíbulas, grandes, comparadas ao crânio.Alimentavam-se de frutos, sementes e raízes. Viviam na África, na savana ou em bosques abertos.

Homo habilis: 1,9-1,8 milhão de anos
Também caminhavam erguidos. Seu cérebro era um pouco maior queo dos Australopithecus, suas mandíbulas grandes, em proporção com seu crânio.
Dieta carnívora. Habitavam a savana africana. Fabricavam ferramentas de pedra muito rudimentares.

Homo erectus: 1,8milhão de anos - 300 mil anos
Sua postura natural era erguida. Seu cérebro era muito maior que o do Homo habilis, e sua mandíbula, um pouco mais reduzida.
Dieta onívora. Distribuição ampla: habitouzonas quentes e frias. Dominou o fogo e fabricou ferramentas um pouco mais elaboradas.

Homo neanderthalensis: 150 mil - 30 mil anos
Muito parecidos com os seres humanos atuais, ainda que com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Não é Não
  • nao tenho
  • Não tenho
  • Não tem
  • nao tem
  • não tenho
  • não tenho
  • Não tem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!