não tenho ainda

Páginas: 9 (2228 palavras) Publicado: 2 de fevereiro de 2014
Gaia - a Terra viva


Em nosso século, a partir do trabalho de inúmeros pesquisadores de várias áreas da ciência - especialmente em biologia e em neurologia, bem como em física e em cibernética, dentre inúmeras outras ciências que estão a contribuir enormemente para a maturação do conhecimento humano -, vemos surgir – ou ressurgir – uma nova – ou será antiga? – forma de compreender o mundo,forma que vai muito além da já antiquada – e ainda muito presente – concepção/entendimento/idéia de mundo como sendo um sistema mecânico morto e determinista, bem análogo às criações mecânicas humanas - ou seja, bem concorde com o entendimento humano no seu atual estágio cultural - e que constitui a metáfora essencial do paradigma cartesiano, estritamente adotado pela ciência moderna nos últimostrês séculos.

Hoje, porém, está cada vez mais clara a idéia de que os sistemas complexos que formam um todo orgânico, vivo, possui características próprias, homeostáticas e dinâmicas enquanto conjunto, apresentando características próprias que escapam às qualidades e atributos de cada uma de suas partes constituintes, linearmente conectadas... Ou seja, um organismo, como um todo é algo maisdiferenciado e com atributos próprios bem acima da soma de suas partes componentes fundamentais. É assim, num exemplo simples, que dois gases que são muito utilizados na combustão, como o oxigênio e o hidrogênio, quando unidos possuem uma nova característica bem própria que nos permite usa-los para o combate ao fogo, ao formarem a água. Além do mais, nos sistemas orgânicos vivos, a homeostaseapresenta-se com características dinâmicas tais que superam o comportamento normal das máquinas feitas pelo homem, notadamente quanto ao grau de entropia, ou do crescimento do equilíbrio térmico, que nas máquinas convencionais é percebido pelo desgaste sempre crescente do equipamento, o que leva ao fim de sua vida útil, mas que é mantido, ao contrário, em um nível mais ou menos constante nos seresvivos.

Da mesma forma, sistemas vivos são estruturas complexas que exibem características muito próprias que emergem do conjunto formado por elementos possíveis de serem diferenciados. Por exemplo, pessoas e animais são formados por órgãos que são formados por células que, por sua vez, são formadas por vários elementos moleculares, alguns deles extremamente complexos, e estes, por fim, formadosde átomos perfeitamente comuns e, em grande medida – senão na sua totalidade – igualmente presentes em todas as espécies de seres vivos. Ora, embora tenhamos a mesmíssima base atômica, ninguém vai dizer que existe uma igualdade funcional entre, por exemplo, uma rosa e um gato, ou entre um carvalho e um homem, muito embora, em essência, a estrutura do código da vida seja basicamente a mesma entretodos eles – o código genético, por exemplo, é escrito com as mesmas letras e com a mesma sintaxe em todos os seres vivos.

Ora, embora tenhamos um modo de manifestação física bem visível, onde os elementos estão em constante troca - nosso corpo está sempre se renovando - é o padrão que advém ou que emerge das estruturas mais elementares, enfim, as características do todo, mais do que seuselementos constituintes, que nos farão reconhecer um homem de outro homem, ou um homem de um chimpanzé, uma sinfonia ou um poema das letras impressas numa folha de papel, etc.

As idéias-chaves que possibilitaram levar-se a sério a dinâmica da organização em si, do padrão como estando muito além das características das partes físicas constituintes, foi um dos maiores marcos da ciência do século XX,similar ao que ocorreu com a idéia de campo de energia, em Física na segunda metade do século XIX.

Dentre os vários pais desta nova visão sistêmica de mundo, citam-se Ilya Prigogine, na Bélgica, que realizou a ligação fundamental entre sistemas em não-equilíbrio e não-linearidade, como os que constituem as estruturas dissipativas; Heinz von Foerster, nos EUA, que montou um grupo de pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ainda nao tenho
  • Não tenho ainda
  • nao tenho ainda
  • não tenho ainda
  • ainda não tem
  • Ainda não
  • ainda não tenho
  • ainda nao tenho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!