Não sei

Páginas: 5 (1107 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
Surgiu logo após a segunda guerra mundial o primeiro momento importante para o desenvolvimento do planejamento.
O segundo momento foi na sua concepção, na década de 80 e como realização na década de 90.
Firmam-se então três tendências (linhas, correntes): Gerenciamento de Qualidade Total, Planejamento Estratégico, Planejamento Participativo.
Cada uma delas incorpora as três idéias que sãofundamentais no planejamento de nosso tempo: que é a participação, a qualidade e a missão; estas três idéias crescem e se consolidam de tal modo que ninguém pode falar em processos de planejamento sem incluí-las; mas cada uma das três linhas entende cada uma destas idéias de modo diferente, coloca-as em hierarquias que não se equivalem e relaciona-as entre si de maneira bastante diferente. Fiéis àssuas origens, as correntes utilizam a idéia para as necessidades às quais querem atender.

Planejamento Participativo
O planejamento participativo não dispensa uma coordenação que vai exercer um papel de liderança que é o de articular e catalisar os diferentes interesses e potenciais, no sentido de que cada parte envolvida tenha uma forma de participação nas deliberações e se responsabilizepelos resultados. A liderança é incentivadora, dinamizadora, facilitadora do processo, tendo como principal instrumento a informação e a formação nos mais diferentes níveis.
O Planejamento participativo permite coordenar idéias, ações, perspectivas e compartilhar preocupações e utopias, em vez de priorizar a conformação de instâncias formais e estáticas.

Mas a participação é, contudo, hoje, umconceito que serve a três desastres extremamente graves: manipulação das pessoas através de um simulacro de participação; a utilização de metodologias inadequadas; a falta de compreensão abrangente da idéia de participação.
Por isso citamos brevemente quais os níveis em que a participação pode ser exercida.
1- Colaboração – O que este nível de participação alcança é que as pessoas se esforcem,trabalhem com vigor, sem discutir.
O mal deste nível é ser entendido como o único modo de se fazer participação.
2- Decisão – O “chefe” decide que todos vão decidir. Vai além da colaboração e tem uma aparência democrática mais acentuada.

Não se deve condenar estas precárias manifestações de democracia direta, nem tão pouco satisfazer-se com elas.
3- Construção em Conjunto – É poucofreqüente, pois no geral as pessoas não acreditam na igualdade fundamental que têm entre si; acreditam no mais sábio, no mais rico, no mais poderoso, no mais forte usando estas características para excluir os que não as possuem em tão alto grau.
As dificuldades neste nível são muitas e vão desde a resistência dos que perderam privilégios até a falta de metodologia adequada.

Planejamento EstratégicoMétodo pelo qual a empresa define a mobilização de seus recursos para alcançar os objetivos propostos. É um planejamento global a curto, médio e longo prazo.
É uma metodologia gerencial que permite estabelecer o caminho a ser seguido pela empresa, visando elevar o grau de interações com os ambientes interno e externo.
Dele resulta um plano estratégico, ou seja, conjunto flexível de informaçõesconsolidadas, que serve de referência e guia para a ação organizacional. Pode ser considerado como uma bússola para os membros de uma determinada organização.
O Planejamento Estratégico não tem proposta de participação.
O planejamento estratégico deve comportar decisões sobre o futuro da organização, como: objetivos organizacionais a longo prazo; os produtos (bens ou serviços) que pretendeproduzir; clientes que ela pretende abranger com seus produtos; os lucros esperados para cada uma de suas atividades; novos investimentos em recursos ou para crescimento (expansão).
O planejamento estratégico não fornece direções, quem faz isso são as pessoas integrantes da organização, são elas que escolhem seu próprio caminho. Ele apenas procura sistematizar as questões. Tanto a qualidade como o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nao sei
  • Não sei
  • Nao sei
  • nao sei
  • Não Sei
  • NAO SEI
  • nao sei
  • não sei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!