Não sei

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
DIAGNÓSTICO SOCIAL NO CALDEIRÃO NUMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA CADEIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO


Celso BONES, bolsista do PIBICjr (1), Sabrina SANTOS, orientadora-especialista (2),
Waldízia ALBUQUERQUE, mestre (3)
1) IFPI-Campus Piripiri, Residencial Jose Amâncio de Assunção Q F C16, e-mail: celsobones12@gmail.com
2) IFPI, e-mail: sabrina@ifpi.edu.br
3) IFPI, e-mail:waldizialbuquerque@ifpi.edu.br


RESUMO

Diante do potencial turístico da comunidade do Açude Caldeirão, localizado no município de Piripiri, estado do Piauí, a cerca de 180 km de Teresina, situado a 10 km da sede do município e da necessidade de ações que possibilitam a geração de renda familiar e melhoria da qualidade de vida, este artigo tem como objetivo apresentar o resultado parcial dodiagnostico da realidade social, econômica, cultural e ambiental que encontra-se em desenvolvimento no Programa de Iniciação Cientifica na modalidade PIBICjr do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí cuja finalidade do levantamento das informações deste projeto de pesquisa possam subsidiar a estruturação de um novo empreendimento, com o desenvolvimento de produtos devestuário, que atendam as necessidades dos visitantes e nativos da região.

Palavras-chave: geração de renda, ASMAAC, produtos de vestuário.


1 INTRODUÇÃO

O Açude Caldeirão está localizado no município de Piripiri, estado do Piauí, a cerca de 180 km de Teresina, situado a 10 km da sede do município construído há 73 anos, tem capacidade de acumulação de 54 milhões de metros cúbicos d'águaresponsável pelo abastecimento de Piripiri, ele abriga um projeto de piscicultura, medida que vêm gerando renda as famílias (DNOCS, 2007). Além deste projeto, a comunidade local vive da agricultura, de vazantes e comercio entorno do açude.
De acordo com Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS (2007), o açude é considerado um dos principais pontos turísticos piauienses, atraindo visitantes enativos da região, pelas suas águas mornas que permite o banho o ano todo.
Por meio de visitas, percebeu-se que as atividades desenvolvidas pelas famílias da região eram desempenhadas por homens. Neste contexto, analisou-se que as mulheres se dedicavam apenas as atividades domésticas, não tendo nenhuma participação na provisão da renda familiar.
Diante do exposto, com um grande do potencialturístico na região e com a necessidade de ações que possibilitam a geração de renda familiar e melhoria da qualidade de vida no local, este artigo tem com finalidade apresentar o resultado parcial de um diagnostico da realidade social, econômica, cultural e ambiental para que as informações possam subsidiar a estruturação de um novo empreendimento, com o desenvolvimento de produtos de vestuário, queatendam as necessidades dos visitantes e nativos da região.

2 METODOLOGIA


Este artigo apresenta o resultado parcial do levantamento de dados para a elaboração de um diagnóstico social, econômico, cultural e ambiental do Açude do Caldeirão, que encontra-se localizado no município de Piripiri no norte do estado do Piauí.

O artigo foi desenvolvido realizado no período de março a abril de 2012por meio de pesquisa bibliográfica e observação in lócus na comunidade entorno do Açude Caldeirão.

3 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA


O açude caldeirão foi construído em 1939, com a finalidade principal em atender as necessidades d´agua do município de Piripiri. Com terras próprias exploração agrícola, foi determinado a colonização (DNOCS, 1971).
Em 1970, foi desenvolvido pelo diretor EldanVeloso, o Projeto de Planejamento Integral do Assentamento Agrícola Caldeirão, cuja finalidade foi a construção do Perímetro Irrigado localizado numa área de 1200 hectares, sendo 450 destinada a irrigação e 750 destinados as lavouras. Os colonos foram selecionados em 120 famílias entre os agricultores da região, das quais a grande maioria já haviam desempenhado atividades agrícolas orientadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nao sei
  • Não sei
  • Nao sei
  • nao sei
  • Não Sei
  • NAO SEI
  • nao sei
  • não sei

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!