Não existem linguás uniformes

Páginas: 4 (994 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2013
Alguém que estivesse desanimado pelo fato de que parece que as coisas não dão certo no Brasil e que isso se deve ao “povinho” que habita esse país (conhecem a piada?), poderia talvez achar que tem umargumento definitivo, quando observa que “até mesmo para falar somos um povo desleixado”. Esse modo de encarar os fotos da linguagem é bastante comum, infelizmente. Faz parte da visão de mundo que aspessoas têm a respeito dos campos nos quais não são especialistas. Em outras palavras, é uma avaliação falsa. Mas como existe, e como também é um fato social associado à linguagem, deve ser levado emconta. Por isso, para quem pretende ter uma visão mais adequada do fenômeno da linguagem, especialmente para os profissionais, dos fatos são importantes:
a) Todas as línguas variam, isto é, nãoexiste nenhuma sociedade ou comunidade na qual todos falem da mesma forma;
b) A variedade de linguística é o reflexo da variedade social e, como em todas as sociedades existe alguma diferença de statusou de papel entre indivíduos ou grupos, essas diferenças se refletem na língua.
Ou seja: a primeira verdade que devemos encarar de frente é relativa ao fato de que em todos os países (ou em todasas “comunidades de falantes”) existem variedades de língua. E não apenas no Brasil, porque seríamos um povo descuidado, relapso, que não respeita nem mesmo sua rica língua. A segunda verdade é que asdiferenças que existem numa língua não são casuais. Ao contrário, s fatores que permitem ou influenciam na variação podem ser detectados através de uma análise mais cuidadosa e menos anedótica.
Unsdos tipos de fatores que produzem diferenças na fala de pessoas são externos à língua. Os principais são os fatores geográficos, de classe, de idade, de sexo, de etnia, de profissão etc.
Ou seja:pessoas que moram em lugares diferentes acabam caracterizando-se por falar de algum modo de maneira diferente em relação a outro grupo. Pessoas que pertencem a classes sociais diferentes, do mesmo modo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profissoes que nao existem mais
  • Profissões que não existem mais
  • Não existem santos Grau
  • TNT o telhado daqueles que não existem
  • não existe língua primitiva
  • A língua não é do falante
  • Línguas que não sabemos que sabíamos*
  • O que seria do mundo sem as coisas que não existem? FRESTAS EXPOSIÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!