Não entendi

Páginas: 13 (3130 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2012
GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 IMPERIALISMOS, GOBINEAU E O RACISMO

Páginas 3 - 7

1. O processo de miscigenação e a pequena presença de europeus em nossa sociedade. 2. Grandes influências do pensamento evolucionista e eurocentrismo. 3. As fábricas estão nas mãos dos estrangeiros, os brasileiros controlam atividades econômicas mais“primitivas”, segundo a classificação de Adam Smith, que pode ser apresentada da seguinte forma: Estado Original → Agricultura Nômade → Fazendas → Interdependência Comercial 4. a) Sim, o texto é muito claro nesse sentido. b) A inferioridade dos índios e africanos e a superioridade do homem branco europeu. c) Trata-se de um ponto de vista típico do século XIX, a ciência contemporânea refutou todosos argumentos relacionados às diferenças raciais entre os homens. d) Houve um grande incentivo da imigração europeia no Brasil, em grande parte justificada como uma possibilidade de “embranquecimento racial”. 5. a) Não, ele ironiza o “desenvolvimento” da humanidade. Segundo Almada, o homem está cada vez mais “besta”. b) Gobineau reafirma a superioridade europeia por meio de um discurso tecnicistae econômico, enquanto Almada coloca em questão se tais avanços realmente nos afastam da condição selvagem. Estimule os alunos a escolher excertos que se mostrem coerentes com as visões de autor apontadas. 6. A resposta dos alunos deve revelar um posicionamento individual, mas espera-se que eles sejam capazes de envolver elementos das discussões anteriores realizadas em sala de aula e demonstremter compreendido as diferenças entre os autores. Você pode solicitar que elaborem conceituações distintas de civilização, considerando a visão de cada um dos autores.

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 1

Página 7

1. a) Inglaterra: África do Sul, Basutolândia, Suazilândia, Bechuanalândia, Rodésia Meridional, Rodésia Setentriotal, Niassalândia, Sudão Anglo-Egípcio,Egito, Nigéria, Serra Leoa, Costa do Ouro e Somalialândia (Britânica). b) França: Marrocos, Argélia, Tunísia, África Ocidental Francesa, Gâmbia, África Equatorial Francesa, Madagascar, Somalialândia (Francesa). c) Bélgica: Estado do Congo. d) Portugal: Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Portuguesa, Cabo Verde. 2. São países que apresentam grandes conturbações políticas, em grandeparte ligadas ao passado colonial, às emigrações, à fome e às disputas políticas. 3. A conferência criou fronteiras políticas que desestruturaram as disputas tribais das regiões afetadas, inserindo, em um mesmo Estado-nação, povos inimigos ou de diferentes etnias.

Páginas 8 - 9

1. a) O autor tenta caracterizar o “homem civilizado” por meio desses aspectos. b) Inferioriza-os; podemos perceberisso em diversas passagens do texto tais como: “estes índios ignorantes não conseguirão nada de mim”. c) A música é irônica e ressalta o fim da humanidade, caso continue no mesmo caminho.

GABARITO

Caderno do Aluno

História – 3a série – Volume 1

Páginas 10 - 11

1. a) O domínio europeu era justificado por meio de sua superioridade racial e econômica, sendo ele o responsável por levar acivilização a áreas remotas e menos desenvolvidas. b) Os “possuidores fracos” detêm recursos e riquezas e não sabem seus benefícios, os europeus estariam “agindo para o bem de todos” em nome do “direito de viver da humanidade”, aqueles que estão à margem desses direitos deveriam ser dominados. c) Os europeus estariam em uma etapa superior de desenvolvimento econômico e as riquezas de regiões menosdesenvolvidas deveriam servir ao poder europeu. 2. Apesar de pessoal, o texto deve conter conteúdos relacionados ao próximo assunto tratado na Proposta Curricular da Disciplina de História, portanto, avalie o empenho do aluno em antecipar conteúdos, preparando-se para a próxima aula. Incentive-os a realizar tal preparação em outras oportunidades.

Páginas 11 - 13

1. a) A ordenação de seres...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nao entendi
  • Não entendi
  • nao entendi
  • Não entendi
  • Não entendi
  • Nao entendi!
  • Nao entendi
  • dj coisas q não entendi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!