Músicka

908 palavras 4 páginas
Metodologia do Ensino da Música Nome: Ana Jéssica Matos de Oliveria

1. a) A partir do momento em que a música é inserida nas Escolas, faz-se necessário levar em consideração todo tipo de aprendizado musical, formal ou não formal dos alunos. É tarefa do professor, orientar as crianças e adolescente de maneira que eles passem a refletir sobre suas vivências musicais dentro de sala e principalmente fora do âmbito escolar. Cruvinel, (2003) ressalta que “O educador musical deve conduzir a aula, trabalhando uma formação musical mais crítica” . Para isso, o professor precisa conhecer a turma, o meio em que estes alunos estão inseridos, as práticas musicais vivenciadas pelos mesmos, etc. A partir daí, o educador pode planejar suas aulas e promover uma troca de experiências onde o aluno aparece como compositor direto deste plano. Por isso é tão importante unir os saberes.

A educação musical no Brasil deve ser trabalhada de maneira que venha a contemplar a cultura local, considerando as diversidades culturais , que utilize métodos ativos que usem principalmente recursos como a fala, o corpo, elementos sonoros variados( paisagens sonoras ), produtos extramusicais e não necessariamente instrumentos musicais já que nossas Escolas não dispõem ainda dos mesmos.

2. Poiésis ( PENNA, 2012 ) ação de fazer, criar algo.
Na área da perfomance musical, o momento do ensaio caracteriza-se como Poiésis principalmente quando estamos compondo, pensando em formas de transmitir nossa identidade musical para o ouvinte e/ou leitor daquela peça.
Geralmente as pessoas, ao comprarem tua música ( seja em shows, áudio MP3, etc) não costumam parar para analisar e pensar sobre o processo de construção daquilo que lhes foi dado pronto ( incompleta) 3. A música, considerada um fenômeno universal atravessa gerações e representa os anseios de uma sociedade que

Relacionados