Música afro-brasileira nas escolas da rede estadual de são luís – ma: um relato de experiências do pibid – artes/música

748 palavras 3 páginas
Artes, Letras e Lingüística / Artes / Música e Dança

MÚSICA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE SÃO LUÍS – MA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID – ARTES/MÚSICA

SÍNTESE: Trabalho realizado através do PIBID–ARTES/MÚSICA UFMA com enfoque no resgate dos valores histórico-culturais afro-brasileiros, através de metodologias de ensino-aprendizagem aplicadas pelos bolsistas nas escolas, cujos resultados foram um forte entusiasmo e a valorização das diversas formas de expressão artística, o que demonstra a importância dessa temática na escola.

Heitor Marques Marangoni
Vinícius Castro da Silva
Graduação em Música Licenciatura - UFMA

Juvino Alves
Prof. Dr./Orientador – Depto. De Música - UFMA

INTRODUÇÃO
O povo brasileiro possui em sua formação étnico-cultural, fortes traços que nos remetem ao continente africano que foram herdados pelos povos trazidos de lá com destino à escravização. Estes aspectos por muito tempo foram silenciados e discriminados pela sociedade de modo que até hoje uma parcela muito grande da população brasileira tem uma visão deturpada da África e das manifestações culturais que receberam sua influência. Portanto torna-se necessário uma revisão desses valores pela sociedade, meta essa que a educação tem grande responsabilidade em cumprir.

O presente trabalho realizado através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID foi aplicado em duas escolas da rede estadual de São Luís, o Centro de Ensino Médio Governador Edson Lobão (CEGEL) e Centro de Ensino Professora Deise Galvão de Souza, situados respectivamente nos bairros da Cambôa e Vila Embratel. Tivemos como meta proporcionar aos alunos uma conscientização artística, intelectual e estética para o resgate do patrimônio cultural afro-brasileiro conforme estabelece a Lei nº 10.639/2003 através da música, já que o Brasil dispõe de um legado marcante em termos de elementos musicais e variedade de manifestações que nos remetem a África.

MÉTODOS
Nossa

Relacionados

  • Anais Abemcongresso 2010 Parte2
    397825 palavras | 1592 páginas
  • Anais Encontro Cientficio 2014
    171724 palavras | 687 páginas
  • Prof. UFV
    378868 palavras | 1516 páginas
  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas