Métodos físicos e quimicoa de controle e de crescimento microbiano

3043 palavras 13 páginas
Relatório apresentado à Universidade Veiga de Almeida como parte dos requisitos parciais para disciplina de Microbiologia de Alimentos II.

MÉTODOS FÍSICOS E QUÍMICOS DE CONTROLE DE CRESCIMENTO
MICROBIANO

Professora: Tatiana S. Feijó Cardozo e Igor Rodrigues
Alunas: Amanda Medeiros, Bruna Ribeiro, Juliana B. Silva, Michelle Fernandes e Renata Queiroz.

Rio de Janeiro, 2013

INTRODUÇÃO

Através desse trabalho pretende-se demonstrar formas de esterilização, usando meios químicos e físicos, ou seja, a total eliminação da vida microbiológica nos materiais, como já foi definido por SILVA, Neusa P.1996; em um trecho no qual ela afirma que “esterilização é um processo de destruição, por meio de agentes químicos ou físicos, de todas as formas de vidas presentes num material”.
A prevenção e o controle de enfermidades infecciosas podem ser eficientemente realizados mediante aplicação de agentes químicos ou físicos sobre os microrganismos antes que estes entrem em contato com os hospedeiros, ou antes que atravessem a barreira cutânea. Tais procedimentos podem ser utilizados sobre os alimentos, água, objetos em geral ou sobre a pele/mucosa. A natureza do agente a ser utilizado (físico ou químico), seu tipo específico (grupo a que pertence) e sua intensidade de aplicação tem de ser apropriados para a natureza do material que se vai submeter ao tratamento, bem como devem ser condizentes com o grau de eliminação dos microrganismos que se almeja alcançar. Assim sendo, pode-se planejar desde uma inativação seletiva, até uma destruição completa de todos os micróbios presentes no local. Sendo assim faz-se necessário conceituar alguns vocábulos essenciais e fazer considerações básicas sobre os mesmos.
Esterilização: Processo de destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo esporos bacterianos, que são as formas mais resistentes de vida.
Desinfecção: Processo que visa à destruição ou inibição do crescimento de patógenos vegetativos em

Relacionados