MÉTODO FOTOCOMPARATIVO: uma proposta de construção do conhecimento geográfico no ensino básico

883 palavras 4 páginas
MÉTODO FOTOCOMPARATIVO: uma proposta de construção do conhecimento geográfico no ensino básico

INTRODUÇÃO

Diante do avanço cada vez mais acelerado das novas tecnologias e da difusão do paradigma de um "mundo globalizado", a sociedade se depara na atualidade com um quadro bastante problemático quando se analisa os aspectos inerentes a relação professor/aluno e aluno/professor. Objetivo:

Entretanto, para que este texto não se encaminhe por uma discussão teórica que venha a serfalha no quesito aplicabilidade, cabe ao leitor perguntar: com base na discussão até então apresentada, sob quais metodologias é possível instruir os alunos a uma interpretação holística da realidade observada, e em muitos casos também vivida? Uma das propostas de aplicação é a discussão a respeito da dinâmica da paisagema partir dométodo fotocomparativo/fotointerpretativo.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

A bibliografia produzida e a discussão do conceito de “paisagem” é bastante ampla e conhecida entre os geógrafos. Assim, a interpretação da paisagem para a ciência geográfica se faz na busca de explicar cientificamente como as formas captadas pelo observador é o resultado visível momentâneo da combinação de processos físicos, biológicos e humanos (antropogênicos) formando um todo interligado, complexo e indissociável. Estes conceitos e teorias devem ser trabalhados em sala, com as devidas considerações de profundidade do debate, com vistas a construção de um "saber" ou um "olhar geográfico", por parte dos próprios alunos. Cabe ao professor orientá‐los, treinando com eles a observação interpretativa e não meramente contemplativa, e neste processo a proposta que se faz presente é a de que isto pode ser perfeitamente trabalhado e construído a partir da perspectiva fotointerpretativa/fotocomparativa. Na busca pela construção de um "olhar geográfico" por parte dos discentes através do método fotocomparativo/fotointerpretativo, é importante salientar que o mediador de

Relacionados

  • Fichamento
    887 palavras | 4 páginas