Método edcuacional Freiriano

448 palavras 2 páginas
MÉTODO EDCUCAIONA FREIRIANO

Paulo Freire é um grande mestre, que enxergou a educação como o que ela de fato é: o principal dos fatores capazes de melhorar o mundo. Mas não é nisto que está o seu mérito, já que esta não é uma verdade difícil de ser enxergada, o que o torna merecedor da admiração e do reconhecimento que tem, é o fato de não ter sido indiferente á situação educacional em que se encontram as grandes massas da população brasileira, que, assim como em outras partes do mundo, é bastante precária. E de ter lutado na tentativa de fazer o nosso país marchar para reverter esse quadro, não somente com teorias, como também liderando práticas eficazes em que o processo de melhoria da educação realmente teve resultados.
Lutou contra a opressão, utilizando o instrumento mais poderoso: o conhecimento. Seu método educacional tinha como meta esclarecer a população, levar as pessoas a pensarem de forma a se tornarem livres. Laçou-se totalmente nesta causa de forma dedicada e apaixonada. Dizia ser movido por dois sentimentos “o amor” e “a raiva”. Amar ao próximo com essa intensidade, em uma sociedade de sistema tão contraditório e desfavorável a atitudes que visem atender aos direitos do próximo, realmente não é fácil e é bem compreensível o despertar da raiva em meio a toda essa situação. Mas, Paulo não desanimou, tampouco permitiu que os ventos contrários o fizessem desistir. Permaneceu ativo e firme na luta a ponto de ser exilado em 1964, o motivo é claro, as autoridade opressoras sentiram-se ameaçada pela idéia de uma população conhecedora dos seus direitos e capacitada para lutar por eles.
Apesar de ter se formado em advocacia, exerceu a profissão de professor, pois essa era a vocação que sentia pulsar no peito. O seu modo de alfabetizar era a partir da realidade do povo, de forma que o aprendizado fosse realmente útil. Defendia que assim como todos tem o que aprender também todos tem o que ensinar.
Suas aulas eram dinâmicas, ele procurava motivar os

Relacionados