Método do frasco de arei - densidade in situ

612 palavras 3 páginas
OBJETIVO
No controle de compactação do solo em campo, normalmente, tomar-se um ensaio feito em laboratório com referência e verifica o que é obtido no campo, comparando estes resultados dentro de certas especificações. O grau mínimo de compactação é de 95%,podendo chegar até 105%, e com tolerância de umidade de - 2%, comparando com a umidade ótima.
Com esse objetivo, usamos o método do “Frasco de Areia”. Determinamos a Densidade do solo seco em campo e comparamos com a “Densidade máxima” encontrada em laboratório. Fórmula para comparação: (Des. solo seco/Des. Max)x 100= %
APARELHAGEM
* SPEEDY (manômetro, ampola de carbureto, esperas) * FRASCO DE AREIA + FUNIL * BANDEJA FURADA * MARETA * TALHADEIRA DE AÇO * CONCHA * RECIPIENTE PARA COLETAR AMOSTRA * AREIA PADRÃO GRADUADA PARA O FRASCO DE AREIA.

EXECUÇÃO DO ENSAIO 1. Determinar a massa(peso) de areia que preenche o funil. * Montar o frasco de areia + funil, colocar a areia padrão e determinar sua massa e anotar.
Resultado: M1 = 6000 g * Instalar o conjunto frasco + funil sobre uma superfície plana. Abrir a comporta, deixando a areia escoar livremente até cessar o seu movimento no interior do frasco. Fechar o registro, retirar o conjunto frasco + funil, estando o frasco com areia restante, determinar sua massa e anotar.
Resultado: M2 = 5490 g * A massa de areia deslocada, que preencheu o funil e o orifício no rebaixo da bandeja, é:
M(funil) = M1 – M2
M(funil) = 6000 - 5490 = 510 g

2. Determinar a Densidade da areia. * Preencher um cilindro com areia, de peso (2407 g) e volume (1012 cm³) conhecido e determinar o peso total.
Resultado: P total = 3807 g * utilizando a fórmula para determinamos a densidade da areia: d = (P total – P cilindro)/ Vol. Cilindro d = (3807 – 2407)/ 1012 = 1,383 g/cm³

3. Coleta de amostra de solo em campo para

Relacionados

  • Engenharia
    8439 palavras | 34 páginas