Método Científico pré-relatório de Galvanotropia

575 palavras 3 páginas
Palmeira dos Índios- Al
Instituto Federal de Alagoas

Pré-relatório
(Química experimental)

GALVANIZAÇÃO

Gilmar F da Silva
1° período Engenharia Civil

Palmeira dos Índios- Al
Instituto Federal de Alagoas

GALVANIZAÇÃO

A galvanização ou eletrodeposição metálica consiste em dar revestimento metálico uma determinada peça, colocando-a como cátodo (pólo negativo) em um circuito de eletrólise. O ânodo (pólo positivo) será então feito
(preferencialmente) do metal que irá revestir a peça e a solução aquosa (banho eletrolítico) deve conter um sal desse metal. um material condutor ou tenha sido tratada convenientemente por um processo que a tome condutora. a peça esteja bem limpa. remover óxidos, gorduras ou quaisquer outras substâncias.
Vários fatores a qualidade destacar; a temperatura, a voltagem aplicada, concentração e tipo de tons presentes em solução, tempo de duração do processo, compatibilidade entre o metal que irá revestir a peça e o metal do qual a peça é constituída.
Um dos banhos mais importantes é o banho de níquel.
II. Cálculos e/ou tabelas que porventura constem na experiência;
III. Respostas às perguntas (se existirem) inclusas no roteiro experimental.
1.
Nesta prática será realizada uma eletrodeposição de níquel (ou niquelação) sobre uma chave. No entanto recobriremos inicialmente a chave com cobre, pesquise porque?
Resposta:
Porque o cobre é dúctil, maleável e apresenta alta condutibilidade elétrica e térmica e pode ser combinado com outros metais para produzir uma enorme variedade de ligas. Tais como: maior dureza, resistência a corrosão, resistência mecânica, usinabilidade ou até para obter uma cor especial para combinar com certas aplicações. Serve, ainda, para nivelamento da peça, dispensando polimento e lustramento antes da niquelação.
O cobre com o níquel forma o cuproníquel e o conteúdo de níquel podem variar de 10% a 30%. É utilizada em cultivos marinhos, moedas, bijuterias, armações de lentes etc. São utilizadas em chaves, equipamentos de

Relacionados