Método aoaki velloso

402 palavras 2 páginas
 Método Aoki-Velloso
A determinação das cagas nas estacas de fundações é feita através de um processo semi-empirico. Sendo possível, através da resistência de ponta e da resistencia lateral , calcular a capacidade total de carga na ruptura .
A resistência total de ponta é definida como: : Resistência de ponta; : Capacidade de carga do solo na cota de apoio do elemento estrutural de fundação; : Área da seção transversal da ponta.
 A resistência lateral da estaca é definida como: : Resistência lateral; : Perímetro da seção tranversal; : Espessura da camada; : Tensão média de atrito lateral na camada de espessura ; : Número de camadas.
A resistência de ponta e a resistência lateral podem ser estimadas através de ensaios de penetração contínua CPT:

: resistência de ponta fornecida pelo ensaio CPT; : resistência lateral fornecida pelo ensaio CPT; : Coeficiente de transformação que engloba o tipo de estaca e o efeito escala entre a estaca (protótipo) e o cone do CPT (Modelo), para o cálculo da carga de ponta; : Coeficiente de transformação que engloba o tipo de estaca e o efeito escala entre a estaca (protótipo) e o cone do CPT (Modelo), para o cálculo da resistência lateral.

Os valores de e para os diferentes tipos de estacas estão indicados na tabela abaixo:
Tipo de Estaca
Franki 2,5 5,0
Metálica 1,75 3,5
Pré-Moldada 1,75 3,5

Na ausência de ensaios de penetração com cones (CPT), podem ser utilizadas as informações obtidas a partir de sondagens SPT:

: Correlação entre o e obtidos nos ensaios SPT e CPT em função do tipo de solo; : Correlação entre o e obtidos no ensaio CPT em função do tipo de solo; : Valor obtido com a sondagem SPT e que corresponde ao número de golpes na camada.

Os valores de e para os diferentes tipos de solo estão indicados na tabela abaixo:
Tipo de Solo (kPa) (%)
Areia 1000 1,40
Areia Siltosa 1000 2,00
Areia silto argilosa 700 2,40
Areia argilosa 600

Relacionados