MyReaction

577 palavras 3 páginas
Mecanismos de Defesa

1. Daniel é uma criança de 7 anos, que começou a apresentar enurese noturna quando sua mãe teve que viajar durante 40 dias.

2. João, filósofo, relata em terapia que tem desejos conscientes de matar seu pai e, sabe também que quando esse desejo aparece começa a sentir medo enorme de facas. (histeria)

3. Maria vive em um internato de moças e conta que uma de suas amigas sofre crise histérica ao receber uma carta do noivo, e nesse mesmo dia outras moças tiveram a mesma crise.

4. Antonio conta que quando sua mãe estava doente ele sentia-se impelido a rezar de forma obsessiva, e quando terminava a reza aplicava um tapa na boca, ato com que pretendia alterar o efeito positivo da reza.

5. Tatiana quando chegou à casa irritada e encontrou a filhinha da empregada, sentiu desejos de jogá-la na rua por uma janela que estava aberta, mas se conteve. Sentou-se então para estudar e, de repente, viu a mãe da garotinha colocar um banco junto à janela para que a filha pudesse ficar olhando a rua a partir desse momento, Tatiana não conseguiu mais estudar e foi sentar-se perto da menina para tomar conta dela. Ela temia que a criança se debruçasse demais e caísse pela janela. (formação reativa)

6. Certa ocasião, nos E.U., foi cometido um assassinato, e as autoridades policiais confiaram a investigação do fato a um dos seus melhores detetives. Ao contrário do que cabia esperar, registraram-se gritantes anormalidades na investigação, razão a tarefa acabou sendo confiada a outro detetive que, para assombro de todos, descobriu que o homicida era nada menos que o seu famoso colega.

7. Cristiano matou várias mulheres e, certa vez, valendo-se de sua condição de policial, cargo que ocupava na época, mandou para a prisão um motorista de caminhão, marido de suas vítimas, acusando-o de ser o autor do crime.

8. Roberto fuma cachimbo, como faz o seu professor de estatística, e também tem uma atitude idêntica à do mestre quando quer explicar a matéria

Relacionados